Todos podem ajudar

Projeto de formação de agentes populares de saúde é destaque no programa Bem Viver

Moradores são capacitados para combater a covid-19 em suas próprias comunidades

Ouça o áudio:

Projeto busca mapear possíveis casos de coronavírus e ajudar no acesso a materiais de limpeza para prevenção - Crédito:Emdec
Ações contribuem para unir os moradores a partir dos princípios da educação popular

O programa Bem Viver desta quarta-feira (09) destaca o projeto de formação de agentes populares de saúde para atuar na prevenção do coronavírus em seis comunidades de Maceió, capital de Alagoas.

Continua após publicidade

Desenvolvido pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), o projeto visa orientar a respeito do acesso ao serviço de saúde, além de mapear possíveis indivíduos sintomáticos e ajudar na obtenção de materiais de higiene.

:: União de Moradores e Trabalhadores (UMT) organiza capacitação em cozinha comunitária ::

Também é destaque em saúde a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (04), onde mostra que 7 em cada 10 brasileiros dependeram do Sistema Único de Saúde (SUS) em 2019. Ainda segundo o estudo, menos de 30% da população possuía um plano de saúde e 71,5% dos cidadãos têm no SUS a única possibilidade de tratamento ou atendimento hospitalar.

:: Com Temer e Bolsonaro, SUS ficou menor e com mais gente para atender ::

Ainda sobre saúde publica, o Bem Viver destacou a garantia constitucional da cirurgia plástica para reconstrução mamária no SUS. A operação é destinada a mulheres que tiveram de remover a mama.

Um tema também comentado no programa foi o atraso de dois meses da Prefeitura de São Paulo para realizar o cadastro do auxílio emergencial para profissionais das artes, garantidos pela Lei Aldir Blanc sancionada em junho de 2020. 

:: PB: Artistas negros criam Fórum para reivindicar o acesso à Lei Aldir Blanc ::

Outro destaque foi a mobilização de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para auxiliar famílias impactadas pelo coronavírus. Até agora mais de 430 toneladas de alimentos foram doadas pelas famílias do MST.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG) e Rádio Pife, de Brasília (DF).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber