Violência

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 10 de setembro de 2020

Aumento nos registros de feminicídios em 2020, em São Paulo, é destaque do programa

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

De acordo com boletins e estatísticas criminais da Secretaria Estadual da Segurança Pública, entre janeiro e julho deste ano, as ocorrências de feminicídio atingiram a marca de 101 casos, 12% a mais do que os 90 registros feitos no mesmo período de 2019.

Para a ativista de Direitos Humanos e coordenadora da ONG União de Mulheres de São Paulo, Maria Amélia Teles, mais conhecida como Amelinha, o principal problema é a falta de atendimento nos serviços públicos. Segundo a militante feminista, "o problema se agrava ainda mais, porque muitas delegacias não aceitam que a vítima vá acompanhada". 

Confira no jornal, detalhes do Brasil Pela Democracia, uma campanha que começa no próximo domingo (13), e reúne representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), centrais sindicais, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), MST e dezenas de entidades, organizações e movimentos populares.

Os principais temas debatidos no encontro serão a democracia brasileira, o direito à vida e o acesso universal aos direitos sociais. Shows de diversos artistas também estão programados.

Assuntos como a pandemia de covid-19, que já matou mais de 120 mil pessoas no país, o desemprego, que afeta 13 milhões de brasileiros e a pobreza, que atinge 55 milhões de pessoas, serão foco de discussões e informação.

De acordo com Clemente Ganz Lúcio, sociólogo e um dos organizadores da campanha, o evento online deste domingo é mais um passo importante para uma campanha ainda mais ampla.

Confira todas as informações do Jornal Brasil Atual no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos