Ceará

Esportes

No Ceará, volta de competições esportivas não é consenso

Boxe e judô, por exemplo, não têm competições confirmadas, mas já há guias de orientações para a volta dos treinos.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com os dados divulgados pela plataforma IntegraSUS na manhã de hoje (10), o estado do Ceará registra 224.759 casos confirmados e 8.639 óbitos por covid-19 - Foto: Governo do Estado do Ceará

A crise causada pelo coronavírus parou diversas atividades no Brasil e no mundo, isso porque o isolamento social se tornou uma das medidas de controle da doença, mas aos poucos é possível observar a volta gradativa de algumas dessas atividades como, por exemplo, os esportes. Pelo mundo já voltaram os combates do Ultimate Fighting Chanpionship (UFC), as partidas de futebol, as corridas de Fórmula 1, basquete, tênis, entre outros, mas tudo seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19. Aqui no estado do Ceará, a volta das atividades esportivas ainda está no início. Temos, por exemplo, o retorno das partidas de futebol masculino, já a modalidade feminina vem mostrando seus primeiros passos para o retorno. O futsal também já teve suas atividades iniciadas. 

Em nota divulgada no dia 17 de junho, em suas redes sociais, o Conselho Cearense de Boxe Amador e Profissional afirmou que “não concorda com a retomada das atividades presenciais no período de pandemia enquanto não existir vacina ou uma medicação comprovadamente eficaz”, e apresentou algumas medidas de segurança para o retorno das atividades presenciais, no caso, os treinamentos, elaboradas sob a supervisão do seu departamento sanitário. Outro trecho da nota diz que “Nenhuma das recomendações da OMS ou do Governo do Estadual deve ser desrespeitada, nem tampouco, as apresentadas aqui pelo CCB. Buscamos adotar medidas complementares e específicas ao treino do boxe, sem esquecer as já amplamente divulgadas pelas autoridades”.

A Federação Cearense de Atletismo, publicou em suas redes sociais que “Diante dos recentes acontecimentos envolvendo o avanço da pandemia COVID-19 no Brasil, a CBAt comunica que tem como prioridade a preservação da saúde e da integridade física dos atletas e de todos os demais envolvidos no Atletismo brasileiro, além dos participantes de eventos do Atletismo em geral”. A entidade também compartilhou o Guia de Recomendações para a Organização de Competições no Enfrentamento ao Covid-19, produzido pela Federação Brasileira de Atletismo com algumas recomendações para a realização de competições e cuidados com os atletas.

A Federação Cearense de Judô também divulgou em suas redes sociais um guia de orientação para o retorno das atividades do esporte, lembrando que essas atividades se referem somente à treinos, competições ainda não estão confirmadas. A Federação Cearense de Basketball divulgou nota onde informou que ainda não é possível realizar competições, mas afirmou que mantém todos os procedimentos quanto a planejamentos para a volta às competições.

Covid-19 no Ceará

De acordo com os dados divulgados pela plataforma IntegraSUS na manhã de hoje (10), o estado do Ceará registra 224.759 casos confirmados e 8.639 óbitos por covid-19. A capital cearense acumula 47.697 casos confirmados e 3.810 óbitos.

Edição: Monyse Ravena