Rio de Janeiro

Eleições 2020

Após admitir rever a desistência, Freixo nega que será candidato à Prefeitura do Rio

Abaixo-assinado fez com que nome do deputado federal voltasse às redes; Psol reafirma candidatura de Renata Souza

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Freixo Renata Souza
Freixo disse que apoia a candidatura da deputada estadual Renata Souza à Prefeitura do Rio - Divulgação

O deputado federal Marcelo Freixo (Psol) confirmou no fim de semana que não será candidato à Prefeitura do Rio. Nos últimos dias, porém, vinha ganhando força um abaixo-assinado para que ele se recolocasse na disputa municipal. Freixo desistiu de disputar as eleições em maio e a deputada estadual Renata Souza se tornou a candidata do partido.

"Agradeço o abaixo-assinado feito pela sociedade civil pedindo que eu recuasse da minha decisão de não concorrer à prefeitura. Sempre estarei aberto ao diálogo para construir alianças para derrotar o bolsonarismo. Chamo a todos que se mobilizaram nesse manifesto a somarem esforços para fortalecer a campanha de Renata à prefeita do Rio, assim como eu tenho me dedicado desde o início da sua escolha", escreveu o deputado no Twitter.

Leia também: Eleições 2020: confira a lista de pré-candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro

Outro fator que impulsionou o nome de Freixo nas redes nos últimos dias foi a ascensão do candidato do Psol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. Em pesquisa divulgada no início de setembro pela Consultoria Atlas, Boulos aparece com 12,4% da preferência, atrás apenas do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), que tem 16%.

No Rio, o Partido dos Trabalhadores (PT) é uma das legendas que vinha se unindo em torno da candidatura única das esquerdas. Com a desistência de Freixo, o PT lançou a deputada federal Benedita da Silva. O PDT disputará a eleição com a deputada estadual Martha Rocha e o PCdoB do Rio leva para a disputa a deputada estadual Enfermeira Rejane.

Leia mais: "É possível administrar o Rio sem fechar acordos espúrios", defende Renata Souza

Atual presidente da Comissão de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa do Rio, a deputada estadual Renata Souza (PCdoB) trabalhou com Freixo durante 10 anos na mesma comissão durante o período em que ele foi deputado estadual na Alerj. A chapa eleitoral de Renata tem como vice o coronel da Polícia Militar e pesquisador de história política, Ibis Pereira.

Edição: Eduardo Miranda