Rio de Janeiro

Panorama

Letalidade por covid-19 permanece em alta no estado do Rio, alerta Fiocruz

Boletim chama atenção para a sobrecarga do sistema hospitalar do estado; capital tem 82% dos seus leitos de UTI ocupados

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
De acordo com o boletim divulgado no último domingo (13) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio, o estado contabiliza 16.990 mortes por covid-19 - Mauro Pimentel / AFP

A letalidade causada pela covid-19 continua alta no estado do Rio de Janeiro, segundo os boletins do Observatório Fiocruz Covid-19 relativos às semanas de 23 a 29 de agosto e 30 de agosto a 5 de setembro. De acordo com a análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada no sábado (12), esse cenário pode indicar falhas na atenção primária e na vigilância epidemiológica no estado.

Segundo o levantamento, o país todo apresenta uma ligeira tendência de queda no número de mortes por covid-19, mas se mantém em patamares ainda altos de número de casos notificados. 

Leia também: Estado do Rio de Janeiro cumpre menos de 50% da meta de vacinação em 2020

Em relação aos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para covid-19, o boletim chama atenção para a sobrecarga do sistema hospitalar do Rio de Janeiro. Segundo a Fiocruz, a capital fluminense encontra-se novamente na zona crítica, com 82% dos seus leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com covid-19 ocupados. De acordo o documento, este resultado pode ser parcialmente atribuído à desativação dos hospitais de campanha no estado do Rio.

O estado contabiliza 16.990 mortes por covid-19 e  242.491 casos confirmados, segundo o boletim divulgado no último domingo (13) pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio. A capital registra 10.116 óbitos pela covid-19 e 95.337 casos confirmados.

Edição: Mariana Pitasse