Ceará

Vacinação

Campanha de vacinação antirrábica acontece até o dia 30 de outubro em todo o Ceará

Ao todo são 2.631 postos de vacinação em todo o estado.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
De acordo com o governo do estado do Ceará, a meta é imunizar cerca de dois milhões de animais até o final da campanha. - Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES

Campanha de Vacinação Antirrábica acontece até o dia 30 de outubro em todo o Ceará. Ao todo são 2.631 postos de vacinação em todo o estado. A ação é voltada para cães e gatos com idade a partir dos três meses de vida. De acordo com o governo do estado do Ceará, a meta é imunizar cerca de dois milhões de animais até o final da campanha. Em Fortaleza, serão disponibilizados mais de 200 pontos de vacinação distribuídos em todas as regionais entre Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPs), praças, associações e escolas, com horário de atendimento de 8h às 17h.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que para os atendimentos serão tomadas das as precauções para evitar a contaminação por Covid-19, como o uso de máscaras e de álcool gel, tanto por profissionais da Saúde quanto pelos público que vai acompanhar os animais.   

Dados no Ceará

No ano passado, segundo dados divulgados pelo governo do estado, o Ceará registrou 118 casos de raiva em animais. Desse total, 91 foram notificados em morcegos hematófagos, que são possíveis transmissores da doença para outros bichos. É importante lembrar que a raiva é uma doença infecciosa viral que pode ser transmitida ao homem por mordida, lambida ou arranhão de um animal infectado. 

Edição: Monyse Ravena