FAVELA ORGÂNICA

Conheça no programa Bem Viver projeto que ensina receitas saudáveis ao ar livre

Receitas práticas e baratas são divulgadas em muros e vielas do Morro da Babilônia, zona Sul do Rio de Janeiro

Ouça o áudio:

Receitas ao Ar Livre faz parte do projeto Favela Orgânica que promove gratuitamente educação alimentar - Foto: Flora Westbrook/Pexels
Receitas ao Ar Livre visa democratizar a comida do talo, até as folhas e frutos

Nesta quarta-feira (16) o programa Bem Viver destaca a iniciativa Receitas ao Ar Livre, que espalha pelos muros e vielas do Rio de Janeiro (RJ) receitas com ingredientes nutritivos e de baixo custo. Regina Tchelly, fundadora do projeto, afirma que "se engana quem acredita que não é possível fazer comida orgânica, vegana e saborosa com pouco dinheiro".  O projeto faz parte do Favela Orgânica, também fundado por Regina, que promove oficinas de educação alimentar para adultos e crianças. 

:: "Somos a prova de que é possível": acampamentos do MST são referência em agroecologia ::

Também foi assunto do programa o  Psicovid, aplicativo que promove atendimentos emergenciais de forma remota e gratuita para pessoas em situação de ansiedade, depressão e dificuldade para lidar com a pandemia  e o isolamento social. O projeto foi inteiramente criado e executado por meio do trabalho voluntário. Nesse momento, o Psicovid está convocando psicólogos para atuar na plataforma de maneira voluntária conforme sua disponibilidade. 

:: “Suicídio está vinculado a um intenso sofrimento psíquico que precisa de cuidados” ::

Outro destaque do Bem Viver  são as inscrições para vagas remanescentes do Prouni (Programa Universidade para Todos) até o dia 30 de setembro. O Prouni oferta bolsas integrais e parciais (50%) em universidades privadas brasileiras. As inscrições acontecem pelo site, e para participar, é necessário ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010, ter nota acima de 450 pontos e não ter zerado na redação.

:: Bolsonaro desrespeita consulta na UFRGS e nomeia terceiro colocado como novo reitor ::

O programa conversou com Felipe Milanez, especialista em ecologia e conflitos ambientais, sobre as queimadas e o desmatamento ilegal na Amazônia e no Pantanal. Segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os primeiros 14 dias de setembro deste ano já tiveram mais queimadas na Amazônia do que em todo o mês de setembro de 2019.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF) e Rádio Cidade, de João Pessoa (PB).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Lucas Weber