SINTONIZE

Radinho BdF mergulha nas ondas do mar e fala sobre a vida dentro e fora dele

Crianças que moram na praia e que nunca viram o mar falam sobre seus medos, vontades e brincadeiras na praia

Ouça o áudio:

O ecossistema marinho abarca a maior diversidade de espécies do planeta - Foto: Ibama
Fundamentais para a ecologia do planeta, as algas marinhas produzem quase 70% do oxigênio

O Radinho BdF desta quarta-feira (16) mergulha nas ondas do mar e fala sobre a vida no ecossistema marinho. Mas, quem pensa que as águas salgadas são importantes somente para os peixes e caranguejos está enganado. O mar influencia diretamente os costumes e tradições de quem vivem ao seu redor. São chamadas de caiçaras as pessoas que moram na praia, como é caso do Breno de Souza Santos, de 9 anos, que vive em Ilhabela, litoral sul de São Paulo, e ama brincar na areia.

O programa também explica como se formam as ondas, com o professor de geografia Gabriel Gonçalves e da Marcela de Souza Ferrari, de 9 anos, que mora em Itupeva no interior de São Paulo. Embora o mar esteja distante da casa de Marcela, ele influencia diretamente seu território. Segundo o professor Gabriel “o nosso planeta é um grande sistema onde a água, o mar, a terra e os vegetais se relacionam entre si”.

Você quer uma prova da influência dos oceanos na nossa vida? Sabia que cerca de 70% do oxigênio respirado por humanos é produzido e liberado pelas algas marinhas?

Os seres marinhos são fundamentais para a diversidade de espécies do planeta Terra. E para você conhecer mais sobre os seres que vivem no mar, o Ryan de Oliveira Almeida, de 8 anos, conhece muitos vários animais marinhos e fala um pouco deles para nós. 

Beatriz Reis do Grupo Ujima conta a história O Mar que Banha a Ilha de Gorée, escrita por Kiusam de Oliveira. Para encerrar, vamos brincar de trava-línguas com a Ana Claudia Leite do Instituto Alana? Vamos lá!

“O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem.”

 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

Edição: Michele Carvalho

Edição: Michele Carvalho