Empatia

Ações de cuidado com o próximo são destaques do Programa Bem Viver

Edição fala sobre estudo que pretende fazer um diagnóstico da saúde de cuidadores e traz dicas de prevenção ao suicídio

Ouça o áudio:

A Fundação Oswaldo Cruz iniciou um estudo online inédito para avaliar as condições de trabalho e de saúde das pessoas que cuidam de idosos durante a pandemia, com o nome de "Cuidando de quem cuida" - Sabine van Erp/Pixabay
Cuidar do outro nem sempre é uma tarefa fácil, exige muito esforço e comprometimento

Na edição desta quinta-feira (17), o Bem Viver fala sobre a importância de cuidar do outro. Nesse sentido, o programa apresenta um estudo inédito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca compreender como estão as condições de trabalho dos cuidadores de idosos, durante a pandemia do coronavírus. 

Continua após publicidade

:: Artigo | Realidade dos trabalhadores em tempos de pandemia ::

Além disso, a edição de hoje também traz uma matéria sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Diferentes especialistas falam sobre a importância do apoio de amigos e familiares para quem sofre de transtornos afetivos e tem pensamentos suicidas.

Além dos conteúdos sobre saúde mental, o programa também destaca as repercussões sobre a baixa cobertura vacinal registrada no Brasil em 2020. O deputado federal e ex-ministro da Saúde, José Padilha (PT-SP) pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU), que investigue por que o país não conseguiu alcançar as metas para a vacinação infantil neste ano.

Você também confere uma matéria que relaciona o desmonte promovido pelo governo de Jair Bolsonaro nos órgãos ambientais, desde o início de sua gestão, em 2019, com os números alarmantes de focos de incêndios em diversos biomas brasileiros, entre eles a Amazônia e Pantanal. 

:: Queimadas aumentam em 25% as internações por problemas respiratórios na Amazônia ::

Outro destaque diz respeito à multa de R$ 250 milhões, que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) impôs a mineradora Vale, responsável pelo crime de Brumadinho (MG). No dia 25 janeiro de 2019, uma barragem de responsabilidade da empresa rompeu, tirando a vida de 270 pessoas. No entanto, os moradores da cidade contestam as normas de aplicação e o valor da multa.

Por fim, o cozinheiro Guilherme Petro ensina como fazer um shake de chocolate, no quadro Comida de Verdade


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF) e Rádio Cidade, de João Pessoa (PB).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira, e nos aplicativos Spotify e Google Podcasts.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho