Saúde

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de setembro de 2020

"Ministério da Agricultura diz que ultraprocessados não fazem mal à saúde, mas não é verdade", diz nutricionista do Idec

Ouça o áudio:

Camponeses do MST preparam doação de alimentos in natura no Dia Internacional do Agricultor e da Agricultora Familiar - Jaime Amorin / MST-PR

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) pediu ao Ministério da Saúde uma "revisão urgente" do Guia Alimentar para a População Brasileira para que sejam retiradas recomendações contrárias a alimentos industrializados.

A nota técnica do Mapa argumenta que "pesquisas demonstram que não existem evidências de que o valor nutricional e a saudabilidade de um alimento estejam relacionados aos níveis de processamento". O Mapa ainda afirmou que a classificação de alimentos ultraprocessados ​​como nutricionalmente desbalanceados é "uma incoerência".

"Essa crítica que o Mapa fez ao Ministério da Saúde traz supostas evidência científicas que mostrariam que esses produtos não fazem mal à saúde, e isso não é verdade. Desde a publicação do guia em 2014, a gente tem uma crescente publicação científica, muito robusta, na área de alimentos ultraprocessados que mostram cada vez mais a relação entre o consumo desses produtos e o desenvolvimento de doenças crônicas, como por exemplo, pressão alta, doenças do coração, obesidades, diabetes. É uma vasta literatura científica que demostra essa relação", afirmou Laís Amaral, nutricionista e especialista do programa de Alimentação Saudável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ao Jornal Brasil Atual Edição da Tarde.

O jornal traz detalhes sobre a proibição do uso e comercialização, a partir de 22 de setembro, de um dos herbicidas mais consumidos no Brasil, o paraquate. Na última terça-feira (15), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu o agrotóxico por estar associado ao Mal de Parkinson, entre outros malefícios à saúde humana.

A diretoria colegiada da Anvisa decidiu, por 3 votos a 2, manter a proibição do agrotóxico associado pela própria entidade.

Larissa Bombardi, Professora do departamento de geografia da USP e autora do ‘Atlas Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia’, considera a decisão fundamental, já que o agrotóxico é "extremamente nefasto para a saúde humana".

Já Leonardo Melgarejo, coordenador adjunto do Fórum Gaúcho De Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e colaborador da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos avalia que a proibição do herbicida é um avanço e pode significar que outros agrotóxicos também venham a ser banidos. 

Confira todas as entrevistas e reportagens completas do jornal no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos