ELE FICA

Congresso do Peru rejeita processo de impeachment contra Martín Vizcarra

Para aprovar o afastamento eram necessários ao menos 87 votos; Plenária teve 78 votos contrários e 32 a favor

|
Martín Vizcarra era acusado de 'incapacidade moral' pela oposição
Martín Vizcarra era acusado de 'incapacidade moral' pela oposição - Foto: STR/ANDINA/AFP

O Congresso do Peru rejeitou nesta sexta-feira (18/09) o impeachment do presidente Martín Vizcarra, que era acusado de "incapacidade moral" pela oposição.

A votação no parlamento unicameral peruano terminou com 78 votos contrários à destituição do mandatário e 32 a favor, com 15 abstenções. Para aprovar o impeachment, eram necessários pelo menos 87 votos favoráveis.

:: Peruanos no Brasil e brasileiros no Peru têm dificuldades para voltar ao país natal :: 

"Os grandes desafios do Peru exigem que nós atuemos com sensatez e responsabilidade. Seguimos trabalhando todos unidos pelo que realmente importa aos peruanos: a luta contra a pandemia, a retomada econômica, o fortalecimento da democracia, o combate à corrupção, para melhorar a qualidade de vida de quem mais necessita", escreveu Vizcarra no Twitter após a votação.

:: Parlamentares aprovam início de reformas anticorrupção no Peru :: 

No poder desde março de 2018, o presidente ficou sob risco de impeachment após o vazamento de áudios nos quais ele pede para assessores esconderem de investigadores do Congresso detalhes sobre a contratação de um cantor popular para um cargo no Ministério da Cultura.

O Peru terá eleições gerais em abril do ano que vem e, segundo as pesquisas, Vizcarra, que não será candidato, tem hoje apoio de mais da metade da população.