Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Urgente

Jovens em “greve pelo clima” ocupam praça em frente ao Parlamento da Suíça

Manifestantes planejam ficar ao menos uma semana acampados no local; MST enviou mensagem em solidariedade

21.set.2020 às 15h02
São Paulo (SP)
Redação

Manifestantes ocupam área em frente à sede do governo - Franklin Frederick

Centenas de jovens que integram o movimento Greve Global Pelo Clima ocuparam, na manhã desta segunda-feira (21), a praça em frente ao Parlamento da Suíça, na capital Berna, para chamar atenção para a urgência das mudanças climáticas.

Os organizadores pretendem ficar ao menos uma semana acampados e estão em negociação com as autoridades do país, que pedem a desocupação imediata da área no entorno da sede do governo.

Os manifestantes pedem ações concretas do Governo da Suíça diante das mudanças climáticas e suas consequências, sobretudo para que fiscalize a atuação das empresas suíças pelo mundo.

:: Por que a "economia verde" é uma falácia? ::

Mudanças climáticas são variações do clima na Terra ao longo do tempo, aceleradas pela ação humana. O aumento gradativo da temperatura tem consequências graves, estimula o derretimento de calotas polares e pode inviabilizar a ocupação de certas regiões da Terra nas próximas décadas.


Manifestantes pretendem ficar no local por ao menos uma semana / Franklin Frederick

Os incêndios no Pantanal e na Amazônia, por exemplo, são agravados pelas mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, provocam impactos em escala global.

A Suíça, onde ocorrem os protestos desta segunda-feira, é a sede de corporações questionadas por sua postura em relação ao meio ambiente e por estimular mudanças climáticas. Entre as mais conhecidas, estão a Nestlé – que comercializa água engarrafada no Brasil e em dezenas de países – e a Syngenta, que produz agrotóxicos que contaminam a água e a comida dos brasileiros.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) divulgou uma nota em solidariedade ao protesto dos jovens suíços. Confira na íntegra:

"Nós, do MST e dos movimentos camponeses do Brasil, nos solidarizamos com os jovens do movimento suíço lembrando-os que empresas suíças como a Nestlé usam enormes quantidades de combustíveis fósseis para a produção de garrafas para as suas águas engarrafadas, e se apropriam da água potável na natureza, em toda parte. Em vez de garantir o direito ao acesso a água, eles se utilizam para ter elevados lucros em todo mundo.

O comercio de água, que deveria ser apenas um direito humano, como parte da alimentação, é hoje a principal fonte de lucro da empresa suíça. Por outro lado, a empresa suíça/chinesa Syngenta é uma das maiores produtoras mundiais de agrotóxicos, que matam a biodiversidade, envenenam as águas e geram desequilíbrios na natureza, provocando as mudanças climáticas.

Em particular, sua filial no Brasil foi responsável pelo assassinato, através de pistoleiros por eles contratados, de um dirigente do MST no Paraná, companheiro Keno de Oliveira, em um conflito que envolvia a reprodução ilegal de sementes transgênicas. Felizmente, o então governador Requião desapropriou a área, que hoje se dedica a pesquisas agroecológicas para o estado. Mas a vida de nosso companheiro não voltou!

Também somos solidários à luta dos jovens da Suíça, pois todos sabemos de que aquele país continua sendo paraíso fiscal e refúgio de bilhões de dólares usurpados das economias do sul .

A luta dos jovens da Suíça também é a luta do MST! Contem com o nosso apoio e nossa solidariedade!"

Editado por: Daniel Giovanaz
Ler em:
Inglês | Espanhol
Tags: climagrevemst
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

REPRESENTATIVIDADE

Pela primeira vez, duas mulheres concorrem simultaneamente à reeleição na Fenaj e no SindJoRS

Veneno mortal

Justiça de SP condena fazendeiro pela morte de trabalhador exposto a 64 tipos de agrotóxicos

Vida das mulheres

Em encontro com ministra, mulheres periféricas denunciam precarização e cobram políticas públicas

Tarifaço

Eduardo Bolsonaro (PL) afirma que pode abrir mão do mandato; PT protocola pedido de cassação

relações mínimas

Brasil se une à África do Sul na ONU em denúncia contra Israel por genocídio

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.