Paraná

PORÉM

TRE do Paraná cria site de checagem às fake news

TRE criou o site “Gralha Confere”, responsável pela checagem de notícias e informações falsas durante as eleições

Curitiba (PR) |
Além do site, as denúncias ainda podem ser feitas por Whatsapp do TRE - Divulgação

O presidente do TRE Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, disse que o Tribunal está se preparando para combater as fake news nas eleições municipais. Ele mostrou preocupação com o aumento da velocidade na propagação das notícias falsas. Antes, as mentiras eram feitas via panfletos apócrifos. “Isso evoluiu, infelizmente, e agora é utilizado pelas redes digitais e em uma velocidade quase instantânea”, compara.  

Por isso, o TRE criou o site “Gralha Confere”, responsável pela checagem de notícias e informações falsas. O Tribunal ainda fez convênios com mais de 50 entidades públicas e imprensa para colaborar na checagem. “Em tempos de internet, precisamos ser ágeis para coibir as notícias falsas. Às vezes, em uma hora, o estrago é grande”, comenta Tito Campos. Além do site gralhaconfere.tre-pr.jus.br, as denúncias ainda podem ser feitas por Whatsapp do TRE, no número 41 98700-5100. 

Segundo Campos, o Paraná deve ter cerca de 30 mil candidatos a prefeito ou a vereador nos 399 municípios do estado. O estado tem 186 zonas eleitorais para lidar com essa situação. 

Edição: Gabriel Carriconde