No tempo certo

Alimentos da estação são melhores para a saúde, o meio ambiente e o bolso

Do preço mais baixo às vantagens nutricionais: frutas, legumes e verduras de época podem mudar sua relação com a comida

Ouça o áudio:

Consumo de alimentos da estação é retorno à cultura alimentar tradicional do Brasil. - Marcello Casal/ Agência Brasil
A gente perdeu a conexão com os alimentos produzidos nas nossas regiões

No país que tem a maior diversidade genética de plantas do planeta e habita o imaginário de muita gente como a terra em que se plantando tudo dá, não é difícil imaginar porque foi naturalizada a percepção de que frutas, verduras e legumes de qualquer espécie estão disponíveis o ano todo. No entanto, a perda de noção sobre a sazonalidade dos alimentos que vêm da terra está muito mais relacionada a hábitos cada vez mais homogeneizados do que ao potencial do solo brasileiro.

::Projeto Receitas ao Ar Livre ensina a preparar alimentos pelos muros do bairro::

Para garantir tomate, alface, laranja, banana, cenoura e mais uma infinidade de espécies no supermercado em qualquer mês, é preciso mudar o tempo dos processos naturais das plantas, fazer uso de técnicas que evitem pragas, mudar a composição da terra e usar estufas e outras tecnologias. Tudo isso causa impactos diretos no preço e no valor nutricional dos alimentos. 

::Como o MST consegue vender arroz a um preço justo em meio à alta do valor?::

"Nós vivemos uma vida agitada e alimentação se tornou ir ao supermercado e comprar o que está disponível sem pensar em quem produziu, como foi produzido e onde foi produzido." afirma a professora Suellen Secchi Martinelli, do curso de nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina. "A gente perdeu a conexão com os alimentos produzidos nas nossas regiões", completa.


As indústrias alimentares utilizam a transgenia e os insumos químicos para a produção de alimentos  / Fernando Frazão/Agência Brasil

Do ponto de vista da produção, oferecer alimentos fora de estação significa acelerar o ciclo natural das plantas. Para isso, são utilizados processos que modificam os nutrientes da terra, estufas que controlam a iluminação e a temperatura do ambiente onde estão as culturas e até defensivos químicos para combate a pragas.

::Modelo agroindustrial está relacionado com pandemias virais, apontam especialistas::

É certo que algumas dessas tecnologias muitas vezes são usadas para garantir segurança alimentar. No entanto, as chances de um alimento fora de estação ser orgânico, portanto mais saudável, são mínimas. É comum, inclusive, o uso do termo "estressar a planta" quando se fala sobre as mudanças no processo natural de desenvolvimento das espécies. 

Para Altamir Passos, agricultor assentado da reforma agrária e que trabalha com a implementação de agroflorestas, comer uma fruta, verdura ou hortaliça de uma planta "estressada" pode trazer consequências ao equilíbrio do próprio corpo. "Você estará remando contra a maré", afirma. Ele explica que para desenvolver uma planta fora de época, certamente o produtor precisará fazer modificações no solo, com uma carga maior de nitrogenados e potássio, por exemplo.

::Agroecologia antes, durante e depois da pandemia::

Na agroecologia, segundo Altamir, há uma tentativa de não utilizar essas práticas. "É muito mais fácil, muito mais tranquilo para nós. Nós nos desafiamos a ter uma diversidade maior de alimentos. Vamos plantar inhame, taioba, batata doce. No canteiro que tem o inhame hoje tem cenoura, beterraba, alface, berinjela. E tudo vai dar no seu tempo", ressalta.

::Sem-terra transformam lixo em agrofloresta e alimentos saudáveis no interior de SP::

A professora Suellen atua no Observatório de Estudos em Alimentação Saudável e Sustentável da UFSC. Ela explica que o consumo de alimentos da estação também tem um componente de sustentabilidade poderoso e que pode mudar as relações entre quem produz, quem consome e a própria natureza.


As sementes utilizadas na Agroecologia são adaptadas naturalmente ao ambiente e carregam os saberes tradicionais / Divulgação/MPA

"É uma preocupação da área da nutrição que haja um retorno a esse hábito alimentar cultural e a essa aproximação com o produtor, para que isso melhore todos os sentidos. A sustentabilidade ambiental, com a redução das distâncias dos transportes, a nossa própria qualidade nutricional da alimentação. Ingerindo esses alimentos orgânicos, que sejam transportados por pequenas distâncias, que não precisem de nenhum produto para aumentar a vida de prateleira. Esse retorno, essa conexão é essencial para pensar numa alimentação mais saudável e mais sustentável", defende. 

::Estudo avalia impacto de alimentos processados para a saúde indígena::

Altamir ressalta a importância de resgate desses vínculos. "A atual sociedade está fazendo isso de as pessoas perderem o vínculo com o campo, a natureza, o meio ambiente. Nós precisaríamos ter, desde pequeninho, aula na escola para ter uma educação alimentar. A cultura alimentar que nós temos hoje é reducionista. 90% da nossa alimentação  são vinte alimentos diferentes. Nós temos muito o que aprender e o que por no prato", explica.

Edição: Daniel Lamir