Transparência

Sanders e deputados dos EUA pedem investigação sobre papel da OEA em golpe na Bolívia

Ex-presidente boliviano Evo Morales comemorou a iniciativa. “O mundo sabe que a única fraude quem perpetrou foi a OEA”

|
bernie sanders eua
Os parlamentares denunciam que, após o golpe de Estado, vários meios de imprensa passaram a sofrer perseguição - Paul Ratje/AFP

Um grupo de 28 parlamentares norte-americanos – entre eles, o senador Bernie Sanders – pediu ao secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, que realize uma investigação sobre o papel da Organização dos Estados Americanos (OEA) nas eleições bolivianas de 2019.

“Estamos profundamente preocupados pela falta de prestação de contas e transparência com respeito ao papel da OEA na crise eleitoral e política do ano passado na Bolívia”, afirma o documento.

Na carta, os parlamentares afirmam que secretário-geral da OEA, Luís Almagro, "se apressou a reconhecer a presidente não eleita, Jeanine Áñez, e não falar da deterioração dos direitos humanos e da perseguição de opositores políticos que têm acontecido em seu governo”.

O texto denuncia que, após o golpe de Estado, vários meios de imprensa passaram a sofrer perseguição, houve detenção de líderes sociais e se destacaram “forças militares contra manifestações não violentas”.

“É necessário realizar de imediato uma revisão completa e independente das declarações e informes da OEA sobre as eleições da Bolívia de 2019”, conclui o documento.

O ex-presidente boliviano Evo Morales comemorou a iniciativa dos congressistas estadunidenses. “O mundo sabe que a única fraude quem perpetrou foi a OEA”, disse, pelo Twitter.

A Bolívia irá às urnas no próximo dia 18 de outubro. Pesquisas mostram o candidato Luis Arce, aliado de Morales, como favorito.