Todas as pessoas têm direito à alimentação adequada. Isso está garantido no artigo 6º da Constituição. Mas esse direito está longe de ser realidade para muita gente, e a disparada do preço do arroz piorou o cenário.
Apesar de produzir muito arroz e de exportar para mais de 100 países, o Brasil, nos últimos anos, tem comprado de fora para abastecer o mercado interno. Isso porque o governo não tem planejamento para a segurança alimentar.
O arroz é parte da nossa cultura e ajuda a garantir alimentação adequada. Por isso, é uma ofensa que o presidente da associação de donos de supermercados tenha dito, depois de uma reunião com o Bolsonaro, que não vão baixar o preço do arroz e farão uma campanha para o brasileiro substituir o arroz pelo macarrão.
O governo Bolsonaro protege os grandes empresários e o agronegócio, mas quem está garantindo a alimentação saudável do povo brasileiro é a agricultura familiar. O MST é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina e segue vendendo o produto a preço justo.