Tratamento

Medicamento para mieloma múltiplo, bortezomibe é incorporado ao SUS

O valor médio do remédio é de R$ 1,5 mil reais e consiste em apenas uma dose

|

Ouça o áudio:

A inclusão do bortezomibe no SUS foi apresentada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (28). - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Os brasileiros adultos portadores do mieloma múltiplo, que é um tipo de câncer na medula, terão, em até 180 dias, uma nova opção de tratamento disponível no Sistema Único de Saúde: o bortezomibe. A portaria do Ministério da Saúde com a inclusão desse remédio no SUS foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

:: Trinta anos: SUS resiste a desafios estruturais, desmonte do governo e pandemia ::

Continua após publicidade

Para receber o medicamento, os candidatos ao tratamento precisam seguir alguns critérios: não terem sido previamente tratados e também serem candidatos a um transplante de medula. Lembrando que, apesar de o Brasil possuir mais de cinco milhões de inscritos no Redome, Registro de Doadores de Medula Óssea, e haver 850 pessoas precisando do transplante, as chances de compatibilidades entre eles são de uma em cem mil.

:: Opinião - Com Temer e Bolsonaro, SUS ficou menor e com mais gente para atender ::

Então, o bortezomibe pode melhorar muito a qualidade de vida dos portadores do mieloma múltiplo até que um doador compatível seja encontrado, pois ele bloqueia a atividade de certas proteínas dentro da célula cancerosa, provocando sua morte. Esse mecanismo ajuda a diminuir o crescimento do tumor.

O remédio é de alto custo, cada caixa tem o valor médio de R$ 1,5 mil reais e consiste em apenas uma dose. O tratamento é composto por várias injeções que são aplicadas em ciclos de semanas, dependendo do tipo de mieloma.