Ceará

Eleições 2020

Cientista política apresenta análise sobre candidaturas à Prefeitura de Fortaleza

Monalisa Soares afirma que saúde será um dos temas principais a serem debatidos nas eleições deste ano.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Este ano, o cenário eleitoral na capital cearense se apresenta fragmentado em onze candidaturas registradas. - Fotos: Edson Júnior Pio, Paulo Rocha e Divulgação

Em entrevista ao Brasil de Fato, a cientista política, Monalisa Soares, fez uma breve análise das eleições para a Prefeitura de Fortaleza. Este ano, o cenário eleitoral na capital cearense se apresenta fragmentado em onze candidaturas registradas, desses, candidatos alguns já são conhecidos entre os eleitores.

De acordo com Monalisa, “Os dois atores que tem relativa força e histórico de memória nas disputas eleitorais aqui em Fortaleza que podem, digamos assim, trazer também algum impacto dentro dessa disputa municipal, que é a deputada federal e ex-prefeita Luizianne Lins e o deputado estadual e que, recorrentemente já foi candidato a prefeito, Heitor Ferrer”.

A jornalista e professora da UFC, Luizianne Lins é candidata pelo PT. Ela foi prefeita por dois mandatos, vereadora, deputada estadual e, atualmente, é deputada federal. Já o médico, Heitor Ferrer é o candidato do partido  Solidariedade e disputa a prefeitura de Fortaleza pela quarta vez. Em sua carreira política ele já foi vereador e está em seu quinto mandato como deputado estadual. 

Monalisa afirma que o candidato que pretende dar continuidade à atual gestão do prefeito Roberto Cláudio, é o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o candidato José Sarto Nogueira, pelo PDT. Sarto já venceu sete eleições para deputado estadual. Sua chapa terá apoio do PSB e do Cidadania

Já o deputado federal, Capitão Wagner, que, de acordo com Monalisa é um candidato com bastante “recall” e que também tem um conjunto de alianças e forças também ligadas a determinados setores, inclusive lideranças mais vinculadas ao Governo Federal. Capitão  Wagner perdeu nas últimas eleições à prefeitura da cidade. Ele é candidato pelo Pros, com apoio do PMN, PMB, PTC, DC, PSC, Avante, Podemos e Republicanos.

Debate político

Sobre os principais temas a serem discutidos na gestão da cidade, Monalisa explica que é inevitável que haja uma expectativa de que a saúde seja um grande tema. “Imaginando não só que esse é um tema sempre relevante nas campanhas eleitorais, mas também em virtude do tempo da pandemia, das condições que a pandemia trouxe”. Além disso, o desemprego também pode se tornar um dos principais temas das eleições também, levando em conta que a economia foi um dos setores mais atingidos com a pandemia.

“Também espera-se que os candidatos sejam de algum modo interpelados a dizer algo sobre a possibilidade de que medida vão buscar parcerias com o Governo do Estado, com o Governo Federal, e outras instâncias para o incentivo à atividade econômica e, portanto, à produção e à geração de empregos”. Finaliza, Monalisa.

É importante lembrar que Fortaleza é um dos municípios na qual o prefeito encerra o seu segundo mandato, não podendo se candidatar às eleições deste ano. Ainda assim, acredita-se que o atual prefeito, Roberto Cláudio (PDT) é uma peça importante nas eleições 2020.

 

Edição: Monyse Ravena