"Não uso máscaras"

Com covid-19, Donald Trump tem febre e é hospitalizado

De acordo com a Casa Branca, presidente dos EUA foi levado ao Centro Médico Walter Reed "como medida de precaução"

|
O presidente dos Estados Unidos chega ao hospital privado onde deve ficar internado "por alguns dias", segundo a Casa Branca - Brendan Smialowski / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, de 74 anos, foi hospitalizado no fim da tarde desta sexta-feira (02/10) em um hospital militar próximo a Washington. Na madrugada de hoje, o mandatário testou positivo para o novo coronavírus, assim como a primeira-dama Melania.

De acordo com a Casa Branca, o presidente foi levado ao Centro Médico Walter Reed "como medida de precaução" e deve ficar hospitalizado "por alguns dias". Ainda segundo o governo, Trump tem "sintomas leves", como febre e cansaço.

"O presidente Trump está bem disposto, tem sintomas leves e tem trabalhado ao longo do dia", disse a porta-voz Kayleigh McEnany. "Por uma abundância de precaução, e sob a recomendação de seu médico e de outros especialistas, o presidente vai trabalhar do escritório presidencial no [Centro Médico] Walter Reed nos próximos dias. O presidente agradece a abundância de apoio que ele e a primeira-dama têm recebido."

Em um vídeo publicado no momento em que o helicóptero de Trump pousou no centro médico, o presidente disse que se sente bem e que estava indo ao Walter Reed para se certificar de que tudo "dará certo".

A Casa Branca também informou que Trump ainda está no comando do país e não fez nenhuma transferência de cargo para o vice Mike Pence.

O republicano está no grupo de risco: além da idade, ele está acima do peso, no limite da obesidade, mesmo tendo um estado geral de saúde considerado bom.

Tia Dufour/White House
Trump foi hospitalizado com febre causada por covid-19

O presidente está recebendo "um tratamento experimental" contra o vírus: um coquetel de anticorpos desenvolvido pela farmacêutica Regeneron, que tem sido testado em outros pacientes pelo país. Além disso, Trump está tomando vitamina D, zinco, melatonina, aspirina e o antiácido famotidina. 

No entanto, não há nenhuma evidência que esta lista de remédios tenha alguma eficácia contra a covid-19.

Outros casos

Além dele e da primeira-dama, tiveram resultado positivo para covid-19 sua conselheira Hope Hicks e o senador republicano Mike Lee, do Estado do Utah. Após confirmar que estava infectado, Trump entrou em quarentena.

Hicks viaja com frequência ao lado do presidente norte-americano a bordo do avião presidencial Air Force One. Ela o acompanhou até Ohio na terça-feira para o debate presidencial, no Estado de Minnesota, e para participar de um evento de campanha. 

O isolamento de Trump acontece em um momento desfavorável, há pouco mais de um mês das eleições presidenciais. Ele deveria viajar para a Flórida nesta sexta-feira, um Estado crucial para a contagem de votos no pleito. A viagem foi cancelada. Trump, que no início minimizou a epidemia que já deixou mais de 200 mil mortos nos Estados Unidos, frequentemente aparece sem máscara nos eventos públicos.

O presidente norte-americano está em desvantagem nas pesquisas em relação ao seu concorrente, ex-vice-presidente democrata Joe Biden, cujo resultado do teste para o vírus deu negativo.