Dica cultural

Série radiofônica propõe “latino-americanizar” a compreensão do brasileiro

“Caminhos latinos” tem 12 episódios e pretende aproximar culturalmente e politicamente os países do continente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ato de indígenas mapuche em Santiago, capital chilena, em 2017
Ato de indígenas mapuche em Santiago, capital chilena, em 2017 - AFP

“Latino-americanizar a compreensão do brasileiro sobre si mesmo”. Essa é a proposta da série radiofônica Caminhos Latinos, que vai ao ar até dezembro. São doze episódios, um sobre cada país: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Cuba, México e Brasil.

O projeto é uma parceria entre o programa Realidade Latino-Americana, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o podcast Pulso Latino, que vai ao ar desde junho de 2019, e a Editora Elefante.

A introdução histórica de cada episódio é responsabilidade do professor Fabio Luis Barbosa dos Santos, um dos coordenadores do programa Realidade Latino-Americana. Em seguida, vai ao ar uma entrevista com um intelectual do país que é tema do episódio – o mais recente da série, sobre o Uruguai, foi lançado na última quinta-feira (1º).

“O objetivo é ampliar o debate latino-americano no Brasil, que tem sido muito escanteado. A cultura brasileira, muitas vezes, se distancia dos vizinhos e se atenta mais ao que vem dos Estados Unidos, da Europa”, explica a pesquisadora Joana Salém, que integra o programa Realidade Latino-Americana desde 2016 e também atua no podcast Pulso Latino.

“O brasileiro, de modo geral, se sente muito pouco latino-americano. Então, a ideia é aproximar culturalmente e politicamente os debates sobre o que acontece no Brasil e nos outros países”, completa.

Os organizadores esperam que a série também seja usada como material de estudo, em sala de aula, para ampliar o repertório sobre o continente.

Edição: Daniel Giovanaz