ALERTA

Sete capitais apontam tendência de crescimento de casos de SRAG

Boletim da Fiocruz traz dados sobre Síndrome Respiratória Aguda Grave

|

Ouça o áudio:

As medidas de segurança não podem ser deixadas de lado pela população - Claudio Schwarz/ Unsplash

Apesar de um sinal de queda no cenário nacional, dados do InfoGripe apontam para uma tendência de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em sete capitais brasileiras: Manaus, Macapá, Aracaju, Fortaleza, Recife, Florianópolis e Rio de Janeiro. Os dados do sistema de monitoramento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se baseiam na semana de 20 a 26 de setembro.

Saiba Mais.: Coronavírus: o que pode acontecer aos brasileiros sem o isolamento social?

Continua após publicidade

O pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, destaca que o País permanece na zona de risco alto para SRAG.

Ele chama a atenção para as medidas de flexibilização anunciadas no Rio de Janeiro, e manifesta preocupação com a possibilidade de nova alta na curva de contágio do novo coronavírus, com a tendência de crescimento observada nas últimas semanas de apuração da pesquisa, devido a uma maior interação entre as pessoas.

"O fundamental é que a população tenha a consciência de que ainda estamos em um momento bastante delicado. A população, na medida do possível, mantenha sempre o distanciamento, evitar eventuais encontro, dar preferência a lugares abertos e amplos. A máscara é fundamental. E manter a higienização porque o vírus ainda está presente, ainda temos muita gente susceptível e à medida que vamos retomando isso facilita a transmissão", ressalta.   

:: Profissionais da saúde lançam campanha "Leitos para todos" durante pandemia ::  

Continua após publicidade

Marcelo Gomes também ressalta a importância das ações de vigilância e monitoramento dos dados por parte dos agentes públicos.

"Para que justamente a gente possa identificar rapidamente qualquer mudança no padrão do número de casos, identificar eventuais surtos para poder agir com rapidez. E constantemente reavaliar as ações planejadas e, eventualmente, até reavaliar ações já implementadas, sempre à luz do que nós temos de dados consolidados aos números de casos", salienta. 

Dados da Fiocruz revelam que este ano quase 98% dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados no país e 99% dos óbitos foram causados pelo coronavírus.

:: Artigo | A pandemia do novo coronavírus e a urgência de repensar o mundo ::

No Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o último domingo foram confirmados  271.701 casos de infecção e 18.769 óbitos em todo o Rio de Janeiro. Os dados oficiais também apontam que 248.031 pacientes se recuperaram da doença.

Na capital fluminense, os últimos números da pandemia totalizam 106.170 notificações e 11.107 mortos.