Fique ligado

TSE disponibiliza assistente virtual no WhatsApp para tirar dúvidas sobre as eleições

A ferramenta também dá acesso a fatos desmentidos por agências de checagens para o eleitor saber o que é boato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Para ter acesso ao assistente virtual, o TSE criou três caminhos - Agência Brasil

Muitas dúvidas podem surgir até a conclusão das Eleições 2020. As datas marcadas para o primeiro e segundo turno do pleito são 15 e 29 de novembro, respectivamente. 

:: Saiba mais: Cobertura Eleições 2020 ::

Alguns exemplos de perguntas comuns neste período podem adentrar os procedimentos para verificar a regularidade do título, quantidade de vereadores ou vereadoras que é possível votar, documentos que o eleitor precisa ter em mãos ou mesmo como justificar o voto. 

Isso tudo sem contar ainda que a pandemia do novo coronavírus impôs mais regras ao processo eleitoral. Assim, o leque de questionamentos diante das eleições tende a aumentar. 

:: Pandemia: máscaras e álcool em gel vão ser obrigatórios nas eleições municipais ::

Por isso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o “Tira-Dúvidas Eleitoral no WhatsApp”, um assistente virtual criado para facilitar o acesso  a informações sobre a concorrência para as prefeituras e câmaras municipais neste ano. 

O canal aborda assuntos como informações sobre dia, horário e local da votação ou mesmo dicas para os mesários. Ainda, há o serviço chamado como “Fato ou Boato?”, exclusivo para auxiliar no combate às notícias falsas durante o período eleitoral. 

:: Eleitores com deficiência visual vão ouvir nome do candidato na urna ::

Ao selecionar um assunto, o eleitor terá acesso a conteúdos desmentidos por agências de checagem de fatos, além de dicas para identificar conteúdos enganosos propagados pela internet.

Para ter acesso ao assistente virtual, o TSE criou três caminhos. Um é adicionar o número telefônico (61) 9637-1078 à lista de contatos. Os outros dois podem ser feitos pela página do TSE na internet, com link wa.me/556196371078 ou o QR Code abaixo (compartilhado abaixo). 


QR Code / Reprodução

Edição: Daniel Lamir