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TRANSPORTE

Câmara pode proibir a dupla-função entre os rodoviários no Recife nesta terça (13)

O Projeto de Lei 05/2019 leva em consideração os riscos no acúmulo da função e a extinção de milhares de empregos

09.out.2020 às 14h13
Recife (PE)
Lucila Bezerra
Mais de 3.500 trabalhadores do transporte perderam audição por causa do barulho dos ônibus

Mais de 3.500 trabalhadores do transporte perderam audição por causa do barulho dos ônibus - Karoline Barreto - CMBH

O Projeto de Lei 05/2019, que proíbe a dupla função dos motoristas de ônibus, volta ao plenário para votação na próxima terça-feira (13) na Câmara dos Vereadores do Recife após vários adiamentos. O texto de autoria do vereador Ivan Moraes (PSOL) junto às trabalhadoras e trabalhadores rodoviários é contra a proposta de que o motorista assuma também as funções do cobrador, o que gera a demissão em massa de milhares de rodoviários.

"Esse é um projeto de tamanha importância para toda a sociedade, trabalhadores e usuários de transporte, justamente porque garante o emprego e vai contra esse sistema, contra esse interesse do setor patronal, que é de aumentar o nível de exploração dos trabalhadores para eles terem que dirigir e cobrar a passagem ", explica Aldo Lima, trabalhador rodoviário e presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco.

Alguns dos passageiros também não estão satisfeitos com a ideia da dupla função dos motoristas, uma vez que pode impactar na qualidade do serviço de transporte. "Nós temos um trânsito caótico, não temos segurança no sistema público de transporte e o motorista ainda vai estar responsável por duas funções: ele vai ter que parar o ônibus para trocar a passagem, porque não dá para ele trocar passagem enquanto está dirigindo", afirmou Amanda Oliveira, designer e usuária de transporte público, que completa "acho que isso vai dificultar tanto a vida do passageiro, que os ônibus vão demorar mais a chegar, como também para os motoristas que vão ter que desdobrar atenção e ainda vão ter que dirigir, pensar e calcular o dinheiro"

Essa atenção redobrada é uma das maiores preocupações do sindicato, que percebe a nova atividade como algo que pode dispersar o motorista na direção do veículo. "Além de também trazer insegurança para a prestação de serviço, o motorista está colocando em risco a vida dele, porque ele pode a qualquer momento cometer uma falha devido ao acúmulo de função; e além disso o motorista coloca em risco a vida dos usuários, dos transeuntes, dos ciclistas, porque ele pode cometer uma colisão", afirmou Aldo, que acredita que o acúmulo de função representa um retrocesso para a categoria. "A dupla função é o maior retrocesso do sistema de transporte público de passageiros, porque não é possível perceber onde há avanço quando o motorista precisa dirigir, cobrar a passagem, passar troco, embarcar e desembarcar os passageiros que são cadeirantes"

Apesar da Região Metropolitana do Recife possuir um sistema de bilhetagem eletrônica utilizado no transporte público, o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), os usuários acreditam que ainda assim o cartão ainda não é utilizado por toda a população, sendo imprescindível o troco. "Tentaram implementar o VEM aqui e agora muitas as pessoas tem, mas quando você não tem dinheiro no cartão, você vai ter que usar dinheiro mesmo e nem sempre você tem trocado exato para pagar a passagem e isso vai dificultar muito a vida do motorista", acredita Amanda.

Apesar do VEM representar uma nova tecnologia que vem auxiliando no pagamento das passagens, os trabalhadores acreditam que a tecnologia é um benefício pequeno diante do desemprego que será causado pela demissão em massa no estado. "Nós somos a favor da tecnologia, mas somos contra o desemprego. A tecnologia não pode ser o argumento e a desculpa para o aumento do desemprego no estado. Eles tentam trazer exemplos de países da Europa da tecnologia, mas vamos fazer as comparações aí: pagar o salário do motorista equivalente ao salário do profissional na Europa. Quer falar em tecnologia, na Europa o usuário passa de 3 a 5 minutos esperando um ônibus, aqui o trabalhador passa de 30 a 40 minutos; vamos colocar ar condicionado nos ônibus?", afirmou o presidente do sindicato. O Brasil de Fato Pernambuco entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), mas até o momento da publicação desta reportagem não obteve resposta.

Editado por: Vanessa Gonzaga
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