Mostra Virtual

1º Festival de Documentários de Porto Alegre começa nesta quarta-feira

Evento online e gratuito traz debates e exibe doze títulos entre curtas e longas de documentário gaúchos

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Cena do filme “O Caso do Homem Errado”, um dos documentários participantes da mostra - Divulgação

Com o intuito de celebra a pluralidade de visões de mundo, em particular sobre a realidade local acontece, entre os dias 14 e 18 de outubro, virtualmente, a primeira edição do POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre. O evento exibirá gratuitamente uma seleção de 12 documentários gaúchos, produzidos entre 2000 e 2020. A programação inclui longas e curtas aclamados por público e crítica e filmes escolares com temas ligados à representatividade. Primeiro do gênero realizado na capital gaúcha, o evento também apresentará lives com os realizadores. A programação poderá ser assistida no site poadoc.com.br.

“Documentários não expressam verdades, expressam visões de mundo. Em um cenário social de polarização, negacionismo e supressão da diferença, é essencial que se crie espaços onde a diversidade do olhar e de existências seja valorizada e respeitada. É pensando em celebrar a pluralidade que nasce o POADOC - Festival de Documentários de Porto Alegre, focado exclusivamente em narrativas documentais.” Assim se apresenta a página do evento.

De acordo com a cineasta Thais Fernandes, que divide a curadoria e organização com Henrique Lahude, Jonatas Rubert, Juliana Costa, Livia Pasqual e Natasha Ferla, a ideia é fomentar um debate horizontal desde a nossa primeira edição. Ainda, de acordo com ela, a curadoria teve como foco mostrar a diversidade de olhares. “Por isso também que os debates juntam todos os realizadores, sem diferenciar longas, curtas e filmes escolares”, explica a cineasta. O financiamento é do edital da Secretaria de Estado da Cultura, FAC Digital.

Sobre a mostra 

A mostra é dividida em quatro programas que ficarão disponíveis por 24 horas, a partir das 20h até às 20h do dia seguinte. No mesmo horário serão transmitidos os debates virtuais. Cada programa inclui um longa, um curta e um filme escolar. Os filmes de abertura, exibidos de 14 a 15 de outubro, são "Mokoi Tekoá Petei Jeguatá - Duas Aldeias, uma Caminhada" (2008), de Germano Benites, Ariel Ortega e Jorge Morinico, "Antes de Lembrar" (2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto, e "Massacre dos Porongos" (2017), produção escolar coletiva.

"Morro do Céu" (2009), de Gustavo Spolidoro, "A Invenção da infância" (2000), de Liliana Sulzbach, e "Contigo Ninguém Acaba" (2018), produzido por estudantes, serão exibidos de 15 a 16. "Cidades Fantasmas" (2017), de Tyrell Spencer, "O Céu da Pandemia" (2020), de Marina Kerber e o coletivo "Dona Bugra, a Periferia Grita" (2018) passam de 16 a 17. Por fim, "O Caso do Homem Errado" (2017), de Camila de Moraes, "Construção" (2020), de Leonardo da Rosa, e o escolar "Respeito às Diferenças" (2017) são os títulos dos dias 17 e 18 de outubro.

Os debates com os realizadores acontecem nos dias 15, 16, 17 e 18 de outubro às 20h com representante de cada filme exibido.

Programação completa: 

14 a 15 de outubro: "Mokoi Tekoá Petei Jeguatá - Duas Aldeias, uma Caminhada" (2008), de Germano Benites, Ariel Duarte Ortega e Jorge Ramos Morinico, "Antes de Lembrar" (2018), de Vinícius Lopes e Luciana Mazeto, e "Massacre dos Porongos" (2017) - EMEF Timbaúva (Porto Alegre/RS).

15 a 16 de outubro: "Morro do Céu" (2009), de Gustavo Spolidoro, "A Invenção da Infância" (2000), de Liliana Sulzbach, e "Contigo Ninguém Acaba" (2018) - EMEF Professor João Carlos Von Hohendorff (São Leopoldo/RS);

16 a 17 de outubro: "Cidades Fantasmas" (2017), de Tyrell Spencer, "O Céu da Pandemia" (2020), de Marina Kerber, e "Dona Bugra, a Periferia Grita" - Projeto Cidade Cinematográfica (Três Passos/RS);

17 a 18 de outubro: "O Caso do Homem Errado" (2017), de Camila de Moraes, "Construção" (2020), de Leonardo da Rosa, e "Respeito às Diferenças" (2017) - EMEF Rio Grande do Sul (Guaíba/RS).

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira