Soberania Alimentar

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 13 de setiembre de 2020

Movimentos populares organizam ações pelo Dia Internacional da Soberania Alimentar, celebrado na próxima sexta (16)

Ouça o áudio:

MST prepara doação de 200 toneladas de alimentos na região centro do Paraná em meio à pandemia - junho de 2020 - Jaime Amorin / MST-PR

Na próxima sexta-feira, 16 de outubro, será celebrado o Dia Internacional de Ação pela Soberania Alimentar dos Povos e contra as Corporações Transnacionais. Em razão da data, a Via Campesina Brasil realiza durante toda a semana a Jornal Nacional de Alimentação. 

Na sexta, os movimentos populares realizarão eventos online para debater o aumento dos incêndios nos biomas brasileiros este ano e o avanço do agronegócio sobre o território dos povos tradicionais.

Ao mesmo tempo, diversas entidades lançaram nessa semana uma campanha de combate à volta da fome no Brasil. Organizações e movimentos criaram o Coletivo Banquetaço, que lançou nesta segunda-feira (12) a campanha “Gente é para brilhar, não para morrer de fome”. 

Ainda sobre o assunto, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas afirmou que precisará arrecadar US$ 6,8 bilhões ao longo dos próximos seis meses para evitar a fome em meio à crise da Covid-19.

O PMA, que na semana passada recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para evitar o uso da fome como uma arma de guerra e conflito, disse que até agora obteve US$ 1,6 bilhão.

Em conferência organizada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, David Beasley, diretor-executivo do Programa, afirmou que 7 milhões de pessoas morreram de fome neste ano.

A fome mundial, que declinou durante várias décadas, está em alta novamente desde 2016, impulsionada pelo flagelo duplo dos conflitos e da mudança climática.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos