Rio Grande do Sul

SEGURANÇA ALIMENTAR

Semana da Alimentação levanta o tema da segurança alimentar e nutricional

Movimentos sociais se mobilizam pelo Brasil contra a volta da fome; no RS, Consea realiza debates virtuais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O fantasma da fome volta a rondar o povo brasileiro - (recorte de arte de Latuff/2018)

O problema da falta de alimentos na medida necessária para a boa manutenção da saúde precisa ser novamente debatido, no país e no mundo. O Brasil recentemente voltou ao Mapa da Fome devido à ações políticas de desmonte do sistema de proteção social a partir de 2016. É certo que, a pandemia do coronavírus acentuou esta realidade, mas é também inegável que as políticas de alimentação dos governos Temer e Bolsonaro foram determinantes para a chegada no atual estado. É correto afirmar que o atual governo está contribuindo para o aumento do problema da fome e da falta de alimentos. Medidas como a extinção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) a nível nacional e a diminuição das compras públicas de alimentos e dos estoques afetam diretamente a segurança alimentar de milhões de brasileiros mais pobres.

Além da falta de alimentos, que atinge cada vez mais pessoas no mundo todo e em especial no Brasil, existe o problema da alimentação ruim, que afeta a boa saúde da população. Se é verdade que apenas uma parcela pequena da classe trabalhadora passa fome, ou seja, não ingere a quantidade adequada de alimentos necessária, é verdade também que a grande maioria das pessoas está exposta a uma alimentação de má qualidade, com grande quantidade de produtos prejudiciais ou com dificuldades de acessar alimentos saudáveis. Esses fatos fazem que o problema da segurança alimentar e nutricional seja um tema de muita relevância, principalmente em um contexto de negação desses direitos.

É nesse sentido que os movimentos populares do campo, da cidade, das águas e das florestas estão promovendo a Semana Nacional da Alimentação,  entre os dias 12 e 16 de outubro. Nesse período ocorrem uma série de ações para denunciar o governo de Jair Bolsonaro e apontar saídas para a insegurança alimentar.

Semana da Alimentação do RS 2020

Também, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do RS (Consea-RS) promove a Semana da Alimentação do RS 2020, com o tema Segurança Alimentar e Nutricional: Estratégias e Ações Integradas em Tempos de Pandemia.

Durante a Semana da Alimentação RS 2020, as atividades serão realizadas de forma online e transmitidas pelas redes do Consea-RS, do Brasil de Fato RS e da Rede Soberania. A abertura oficial foi realizada nesta terça-feira (13), às 15h. Assista:

Na sexta-feira (16), Dia Mundial da Alimentação e o Dia Estadual da Alimentação Saudável, será feita uma live sobre o assunto, às 16h, nas redes dos realizadores. Encerrando a semana, haverá um ato simbólico no Parque da Redenção, domingo (18), a partir das 10h. O ato faz parte da Jornada de lutas da Semana Nacional da Alimentação, promovida pelos movimentos sociais do país, e busca demarcar também o Dia Internacional de Ação Pela Soberania Alimentar dos Povos e contra as corporações transnacionais.

Políticas para Alimentação nas Eleições Municipais

Além disso, em função do período eleitoral, o Conselho se junta com a Aliança Pela Alimentação Adequada e Saudável, o Brasil de Fato RS e a Rede Soberania, para propor a discussão das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional, pautando o tema da alimentação em alguns municípios do estado. Já aconteceram debates com as cidades de Passo Fundo e Caxias do Sul. Serão realizados ainda, no mês de outubro, sempre às 18h, lives com as cidades de Porto Alegre (15), Bagé (16), Santa Maria (19), Capão da Canoa (21), Pelotas (23), Santana do Livramento (16), e Cruz Alta (28).

Assista ao primeiro debate sobre a relevância das Políticas para Alimentação nas Eleições Municipais:

Edição: Marcelo Ferreira