Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Por direitos

Bancários de Curitiba paralisam agências em ato contra demissões no Bradesco

Esta quinta-feira, 15 de outubro, é Dia Nacional de Lutas contra Demissões nos bancos privados

15.out.2020 às 13h04
Curitiba (PR) via Seeb Curitiba
Redação

Somente em Curitiba e região, o Sindicato foi notificado de 60 demissões pelo Bradesco neste mês - Reinaldo Reginato/SEEB Curitiba

As agências bancárias e os centros administrativos do Bradesco na região central de Curitiba (Palácio Avenida, Curitiba Centro, Monsenhor Celso, Rua das Flores, Emiliano Perneta e Comendador Araújo) amanheceram fechadas nesta quinta-feira, 15 de outubro.

Trabalhadoras e trabalhadores paralisaram as atividades para denunciar à população as demissões que o banco Bradesco promove diariamente no mês de outubro, quebrando acordo de não demitir durante a pandemia. A atividade organizada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários, Financiários e Empresas do Ramo Financeiro de Curitiba e região está inserida no Dia Nacional de Lutas Contra as Demissões nos Bancos, que ocorre em todo o país.

“Seguimos com os protestos contra as intransigências do Bradesco, que precisa respeitar seus funcionários, pois na pandemia já temos altos índices de desemprego no país e um banco com lucratividade pode, no mínimo, cumprir com sua responsabilidade social. E essa responsabilidade social não se resume ao Natal de Luz do Palácio Avenida”, afirma Cristiane Zacarias, secretária-geral do Sindicato, que é trabalhadora do Bradesco. “Hoje paralisamos, pois a reunião com o banco foi improdutiva e só revelou seu descaso com nosso país”, reitera a dirigente.

No primeiro semestre de 2020, o Bradesco lucrou R$ 7,626 bilhões. E ganhou mais nos piores meses da pandemia. Seu lucro, no segundo trimestre, foi 3,2% maior que nos primeiros três meses do ano.

Somente em Curitiba e região, o Sindicato foi notificado de 60 demissões pelo Bradesco neste mês e as denúncias são que esse número pode chegar a 150. Bancários e bancárias que estão em home office são dispensados por ligação telefônica e teleconferência, sem justa causa, sob a justificativa de “reestruturação”, processo que não teve negociação ou diálogo com os sindicatos.

Os números de demissões são incertos porque a reforma trabalhista de 2017 retirou a obrigatoriedade de homologação de rescisões por entidades sindicais. O Sindicato contabiliza as denúncias e notificações dos próprios demitidos que procuram a entidade.

“O Bradesco não quer ouvir tampouco reconsiderar as demissões em plena pandemia. Deixou de cumprir um acordo de não demissão e ainda está demitindo pessoas com doenças graves e que dedicaram suas vidas ao trabalho no banco. É lamentável tamanha insensibilidade. O Sindicato vai lutar contra estas e futuras demissões buscando todas as medidas possíveis para o momento”, esclarece Karla Huning, representante do Paraná na Comissão de Empregados (COE) Bradesco, coletivo que participa das negociações com o banco.

Entre as providências que o Sindicato está tomando, além da mobilização nos locais de trabalho para denunciar as demissões à sociedade, estão suporte jurídico, para pleitear reintegrações, e de saúde, para acolhimento emocional, além de recolher informações para denunciar as demissões em massa no Ministério Público do Trabalho.

As agências e centros administrativos do Bradesco permanecerão com as atividades presenciais paralisadas durante todo o dia.

Editado por: Lia Bianchini
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

TIJOLO POR TIJOLO

No Recife, estreia filme que mostra influencer do Ibura na luta para reconstruir sua casa

MOBILIZAÇÃO POPULAR

Plebiscito Popular no RS intensifica mobilização para agosto e setembro

RELIGIÃO

Coletivo ‘Padres da Caminhada’ lança ebook neste sábado (9)

Sul global no foco

Putin e Trump planejam encontro em meio a tarifaços e ameaças ao Brics

Precarização

Câmara Legislativa debate condições do sistema metroviário no DF

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.