Crise na Educação

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 15 de outubro de 2020

No Dia do Professor, trabalhadores denunciam diversos problemas para dar aulas presenciais e à distância

Ouça o áudio:

Manifestação organizada pelo Sindicato dos Professores e Funcionários de escola do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS) pelo Dia dos Professores, nesta quinta (15) em Porto Alegre (RS) - Caco Argemi / CPERS – Sindicato

Segundo a pesquisa Impactos da Covid-19 nos Municípios, divulgada na semana passada pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo Ibope Inteligência, a área mais impactada pela pandemia dentro dos municípios brasileiros foi a educação. Nove em cada dez cidades passaram a realizar aulas remotas, tanto na rede de ensino público, quanto na particular.

Mas, as dificuldades não são só manter as aulas virtualmente. Há também o problema de muitos alunos não terem acesso à internet ou dispositivos para se conectar.

De acordo com os dados da PNAD Covid, divulgada no final de setembro, 7 milhões e 600 mil estudantes não conseguiram participar de nenhuma atividade escolar em agosto. 

O professor Gerson Gonçalves, que leciona Língua Portuguesa na Rede Estadual de São Paulo e na Rede Municipal de Cotia, afirma que além de os professores terem que aprender na marra a usar diferentes ferramentas para poder dar as aulas, há o sério problema dos alunos que não participam por não ter meios para isso. 

Roseli Pitarelli, professora de História e Geografia, na região de Paraisópolis, também conta que deixou de dar aula para muitos alunos justamente pela falta de computadores, celular ou internet. 

Para a professora, que leciona no Ensino Médio e Ensino Fundamental I, a maior dificuldade neste momento é a carência de relacionamento. "Não poder olhar para o rosto do aluno e perceber se ele está bem ou não, é o mais desafiador", afirma.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos