Rio de Janeiro

Reconhecimento

Niterói (RJ) ganha prêmio da ONU por atuação contra o coronavírus

Município foi considerado uma das quatro cidades mais inteligentes da América Latina pela resposta rápida à pandemia

Brasil de Fato | Niterói (RJ) |
De acordo com Rodrigo Neves, as ações que implementadas em parceria com os moradores de Niterói colocaram a cidade em destaque - Jaqueline Deister

Na noite da última quarta-feira (14), a cidade de Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), do Congresso Smart City e da Fira de Barcelona pela atuação no combate à pandemia do novo coronavírus. O prêmio foi entregue em cerimônia online para o prefeito Rodrigo Neves (PDT).

Segundo os organizadores, o prêmio tem o objetivo de destacar a liderança e o empenho que as autoridades públicas em diferentes regiões da América Latina assumiram durante a pandemia. Além de Niterói, único município premiado no país, as cidades de Montevidéu, no Uruguai, Bogotá, na Colômbia, e Cuenca, no Equador, também foram homenageadas.

Leia também: Niterói (RJ) inicia testagem em massa da população para covid-19

“Com este reconhecimento queremos dar relevância à ação institucional acumulada nestes meses de crise, expressando-a a partir de casos concretos como o seu [de Niterói], pois acreditamos que podem servir de ilustração da capacidade que tantas autoridades se utilizaram para dar uma resposta neste período”, informou a carta oficial da organização do evento, assinada por Elkin Velásquez, diretor regional da América Latina e Caribe da ONU-Habitat, Pilar Conesa, curadora da Smart City World Congress, e Manuel Redondo, presidente da Fira de Barcelona Internacional.

De acordo com Rodrigo Neves, as ações que implementadas em parceria com os moradores de Niterói colocaram a cidade em destaque no cenário internacional.

“Receber esse prêmio internacional, além de uma honra muito grande, é um sinal claro de que nós tomamos todas as medidas necessárias e corretas para salvar vidas e apoiar as pequenas e médias empresas na nossa cidade. Niterói passou a ser um exemplo para outras cidades do Brasil e do mundo”, acrescentou.

Leia mais: Na região metropolitana do Rio, Niterói se destaca no combate ao coronavírus

A premiação faz parte do Smart City Expo LATAM Congress, o principal evento de cidades inteligentes da América Latina que reúne os diversos atores dos setores público e privado para estabelecer alianças em torno da resiliência e reativação da América Latina e, assim, fortalecer o futuro desenvolvimento econômico, social e ambiental da região.   

Edição: Mariana Pitasse