Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Denúncia

Petrobras tem taxa de contaminação por covid maior que média brasileira, diz Fiocruz

Segundo relatório, o diagnóstico da covid em petroleiros é relacionado ao trabalho, ao contrário do que afirma a estatal

16.out.2020 às 15h09
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
A Refinaria de Lubrificantes Nordeste (Lubnor) é responsável por aproximadamente 8% do ICMS do estado do Ceará

A Refinaria de Lubrificantes Nordeste (Lubnor) é responsável por aproximadamente 8% do ICMS do estado do Ceará - Foto: Divulgação Petrobras

Um estudo divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no início deste mês, a partir da análise das contaminações de trabalhadores por covid-19 em plataformas de petróleo no país aponta a relação entre a doença e o trabalho no setor de óleo e gás.

Um fator que chama a atenção no estudo é a gravidade dos números de trabalhadores contaminados no Sistema Petrobras e as divergências entre os dados divulgados pela empresa e pelo Ministério de Minas e Energia. Comparando o número de infectados com o total de trabalhadores da estatal, os pesquisadores revelam que a frequência dos casos de covid-19 entre os petroleiros é comparativamente maior do que a frequência na população brasileira.

Leia também: Petrobras: demissões, salários menores e aumento de jornada são realidade na pandemia

Com base nos dados do “Boletim de Monitoramento da covid-19 do MME”, de 14 de setembro, o parecer destaca que o total de casos de covid-19 na Petrobras equivale a uma incidência de 4.448,9 casos por 100 mil, o que corresponde a uma incidência maior do que o dobro da registrada em todo o Brasil, que somou 2.067,9, no mesmo período. 

Em nota, a Petrobras justifica que a alta taxa de contaminação reflete o grande número de testes, que também tem identificado pessoas assintomáticas entre os casos confirmados.

Ainda segundo o parecer científico, assinado por médicos, epidemiologistas e pesquisadores da Fiocruz, o diagnóstico da covid-19 em petroleiros é “presumidamente relacionado ao trabalho”, ao contrário do que afirma a Petrobras. 

Acidente de trabalho

O estudo aborda ainda a negativa da estatal em admitir a relação da doença com o trabalho, se recusando a emitir Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os petroleiros infectados, inclusive os que morreram em consequência da doença, tem motivações econômicas.

Isso porque, explicam os pesquisadores, os indicadores de ocorrências e de acidentes de trabalho constam nas estatísticas enviadas à Associação Internacional dos Produtores de Óleo e Gás (IOGP) e impactam na avaliação e classificação da Petrobrás e, consequentemente, na concorrência internacional. 

“O reconhecimento da covid-19 como doença do trabalho e a emissão da CAT implica elevar a TAR [Taxa de Acidentes Registráveis], um dos indicadores de desempenho das empresas do setor vinculado a dinâmica da concorrência internacional”, ressalta o parecer.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), o parecer da Fiocruz foi o principal tema da reunião com com o grupo de Estrutura Organizacional de Resposta da Petrobras, pois reforça as diversas denúncias feitas pelos petroleiros.

“Denunciamos a negligência dos gestores da empresa na proteção dos trabalhadores, próprios e terceirizados durante toda a pandemia”, disse a organização em nota.

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: coviddenúnciafiocruzgáspesquisapetrobraspetróleotrabalhador
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEPOIMENTO

Ex-ministro diz que alertou Bolsonaro sobre gravidade de golpe

MEMÓRIA CULTURAL

Multipalco revive a história e a obra de Plínio Bernhardt, um grande artista que viveu à sombra dos holofotes

AMEAÇA À DEMOCRACIA

‘Dia nefasto para a pátria’: reações após condenação de Cristina Kirchner apontam injustiça e perseguição

Repressão nos EUA

Polícia paralela, crianças algemadas e imigrantes desaparecidos: ‘Clima nos EUA é de Estado sem direito’, relata brasileiro

PERSEGUIÇÃO JUDICIAL

Líderes, movimentos e sindicatos protestam contra condenação de Cristina Kirchner

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.