Vídeo

Analistas veem militarização, racismo e interesses externos na eleição boliviana

Giovani del Prete e Cláudia Peña conversaram ao vivo com Michele de Mello, jornalista de Brasil de Fato

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pela primeira vez nos últimos 15 anos, as Forças Armadas irão transportar as urnas ao final da votação - TSE Bolívia

Os bolivianas foram às urnas neste domingo (18), quase um ano após o golpe de Estado, para uma das eleições mais acirradas e turbulentas da história.

Luis Arce, do partido Movimento ao Socialismo (MAS), é apontado como favorito pelas pesquisas de intenção de voto. Atrás dele, estão o ex-presidente Carlos Mesa (Comunidade Cidadã), representante da direita tradicional, e o empresário Luis Fernando Camacho (Acreditamos), considerado um dos operadores do golpe de 2019.

Todas as pesquisas apontam para a possibilidade de vitória de Arce em primeiro turno – segundo alguns institutos, no limite da margem de erro. Para isso, o candidato do MAS precisa fazer mais de 40% dos votos e abrir 10 pontos percentuais sobre o segundo colocado. Nas últimas três pesquisas, a diferença para Mesa está entre 7 e 10,5 pontos.

Para entender a importância do processo eleitoral e as tensões políticas que se impõem sobre a votação, o Brasil de Fato conversou ao vivo com o analista político Giovani del Prete e com a ex-ministra de Autonomias da Bolívia. 

A apresentação é de Michele de Mello. Confira:

Edição: Daniel Giovanaz