Pernambuco

LITERATURA

Debate virtual celebra os 60 anos do livro Quarto de Despejo nesta quarta (21)

Evento contará com a participação de Conceição Evaristo e Vera Eunice, professora e filha de Carolina Maria de Jesus

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Apesar do pouco estudo, Carolina Maria de Jesus era uma mulher culta, inteligente e tinha consciência de classe.
Apesar do pouco estudo, Carolina Maria de Jesus era uma mulher culta, inteligente e tinha consciência de classe. - Divulgação

Nesta quarta (21), o coletivo A Literatura Também Tem Pele Preta, de Caruaru-PE, promoverá o evento Carolina Maria de Jesus: Seis Décadas no Quarto de Despejo. A live contará com a participação de Vera Eunice, professora aposentada e filha de Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, escritora consagrada, Profa. Dra. e ativista do movimento negro brasileiro. A mediação será de Fael Bezerra, poeta, arte-educador, historiador e pós-graduado em História e Cultura AfroBrasileira.

A proposta do evento é o diálogo com Carolina Maria de Jesus, já que seu livro mais conhecido, "Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada", sucesso de público e de crítica, é considerado um dos mais importantes do Brasil e completou 60 anos de lançamento em agosto deste ano. A live acontecerá a partir das 10h, no canal do Youtube do Centro Paulo Freire de Estudos e Pesquisas.

O coletivo A Literatura Também Tem Pele Preta surgiu em 2018 com a proposta de difundir a literatura afro-brasileira e escritores(as) e pensadores(as) negros(as) que tanto contribuíram para o enriquecimento da cultura e arte nacionais. O objetivo é resgatar, a partir de eventos como palestras, minicursos, oficinas, rodas de diálogo e lives, afrodescendentes que foram silenciados e sofreram apagamento ideológico na história do Brasil ou que foram vítimas do processo de embranquecimento para serem aceitos na cultura brasileira.

Serviço

O que: Live Carolina Maria de Jesus: Seis Décadas no Quarto de Despejo.

Com Vera Eunice de Jesus, Conceição Evaristo e Fael Bezerra (mediador)

Quando: dia 21 de outubro, das 10 às 12h

Onde: Canal do Youtube do Centro de Formação Paulo Freire

 

Edição: Vanessa Gonzaga