Violência

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 22 de outubro de 2020

Levantamento do Instituto AzMina revela escassez de Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), no país

Ouça o áudio:

Protesto no Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, pelo fim da violência e contra o PL 5069/13, em frente à Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro - 26 de novembro de 2015 - Fernando Frazão / Agência Brasil

O Instituto AzMina divulgou, nesta quarta-feira (21), um novo mapeamento das Delegacias Especializadas em Atendimento às Mulheres em todo o Brasil. Os dados mostram que existem só 400 delegacias especializadas no país, espalhadas em 374 cidades. Desse total, 128 estão localizadas na cidade de São Paulo (SP).

Assim, em 93% dos municípios brasileiros, as mulheres vítimas de violência física, sexual ou de assédio moral, precisam recorrer ao atendimento em delegacias comuns.

Segunda Helena Bertho, diretora do instituto, até 2016, não existia nenhum espaço onde fosse possível encontrar todos os endereços de delegacias especializadas para atendimento a mulheres. "A atualização dos dados é necessária porque as informações disponibilizadas pelo poder público são bastante divergentes", afirma Bertho.

Confira também no Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, a reação de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo ao anúncio do prefeito Bruno Covas, feito nesta quinta-feira (22), de que as aulas do Ensino Médio na capital paulista serão retomadas no dia 3 de novembro. 

Os trabalhadores afirmam que não faz sentido o retorno às aulas no fim do ano letivo e temem uma explosão de contaminação de covid-19.

A primeira parte do censo realizado pela Prefeitura de São Paulo para decidir sobre a volta às aulas na cidade, mostra que 13% dos professores e alunos da rede já foram infectados pelo coronavírus.

O professor da rede municipal e diretor do Sindicato dos Profissionais em Educação do Município de São Paulo (Sinpeem), Dimitri Silveira, afirma que "não há condições sanitárias para o retorno das aulas".

Confira todas os detalhes e as notícias do dia no áudio acima. 

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos