Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

CULTURA NEGRA

Fórum de Artistas Pretas/os na Paraíba começa a divulgar Edital Prêmio João Balula

Edital estabelece ações afirmativas, garantindo premiação e renda emergencial para trabalhadores/as da cultura negra

28.out.2020 às 08h51
João Pessoa - PB
Cida Alves

Divulgação - Card

O Fórum de Artistas Pretas na Paraíba deu início à divulgação do Edital Prêmio João Balula, propositura feita à Funjope, e garantido por por cotas na Lei Aldir Blanc. 

O edital estabelece ações afirmativas e reparatórias, garantindo premiação e renda emergencial para trabalhadores/as e fazedores (as) da cultura negra e preta, além de ajudar na manutenção dos espaços e grupos e coletivos culturais na periferia de João Pessoa, durante o período de pandemia do Covid-19.

O foco maior é na cultura Negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança

“Este edital é uma conquista dos/as artistas e trabalhadores da cultura negra por cotas na Lei Aldir Blanc. Serão aproximadamente um milhão de reais, distribuídos em 325 prêmios, para artistas individuais, agentes e trabalhadores da cultura, grupos e coletivos de negros/as atuantes na capital paraibana”, informa a nota do edital.

A aplicação dos recursos será feito pela Funjope, com impacto de R$ 1 milhão de reais oriundos do Fundo Nacional de Cultura, transferidos para o Fundo Municipal de Cultura. 

O público alvo são trabalhadores/as da Cultura que participam da cadeia produtiva nos segmentos artísticos e culturais: técnicos, curadores, oficineiros, grupos do Movimento Hip Hop, Feira de Afroempreendedorismo, Capoeira, música.


Divulgação / Card

Também estão inseridos folguedos, Culinária Afrobrasileira, Artes Negras de Rua, Teatro, Música, Dança Audiovisual Negro, Oralidade e Escritas Negras, práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões de Matriz Africana, Circos, Cineclubes, Centros Culturais, Casas de Cultura, Memória e Patrimônio, Bibliotecas Comunitárias, Cultura Popular, (Carnaval, São João), Teatro de Rua, livrarias, editoras, sebos, fotografia, audiovisual, pintura, moda, design, artesanato, poesia e literatura de cordel, entre outras linguagens e expressões da cultura de resistência periférica.

Jinarla Pereira, atriz e integrante do Fórum salienta o recorte para a cultura negra: “O edital é para todas as pessoas pretas e ele também vem para dar luz, evidência e valorizar as pessoas que estão na periferia, trabalhando a cultura Negra. O edital é bem amplo porque passa por todos os seguimentos,, pelos afroempreendedores eletricistas, maquinistas, cabeleireiras, agentes comunitários culturais e mestres e mestras. O foco maior é na cultura Negra tradicional e de matriz africana, mas também contempla outras linguagens como o audiovisual e a dança. E a gente entende que há certas linguagens que não estão contempladas na Lei Aldir Blanc, como por exemplo o movimento hip hop, e neste edital, incluímos”, conta ela.

Inscrições

O prazo de inscrição é de 15 de outubro a 30 de novembro. Para se cadastrar o primeiro passo é entrar na plataforma jpculturajoaopessoa.pb.gov.br e, em seguida, preencher os anexos constantes no edital concurso 004/2020. O terceiro passo é anexar e enviar toda a documentação exigida pelo edital para o e-mail: [email protected]

Os/as interessados podem acompanhar a página do Forum; @forumartistaspretanapb. Para mais informações, a Funjope disponibilizou os plantões de orientação sobre o Edital na sede da Fundação e Casa da Pólvora mediante agendamento pelos números (83) 986543111 e (83) 986458547.

Haverá plantões também CRC de Mangabeira, terças e quintas, das 8h as 12h. Telefone 3214-1094
As ONGS Balaio Nordeste (localizada no Centro Histórico) e Casa de Cultura IAO (no bairro Valentina), também estarão fazendo agendamentos para orientações.

Endereços

Casa de Cultura IAO
Mutirão de orientação e inscrições Edital Prêmio João Balula – toda sexta-feira
Local: Avenida Natal, S/N – Comunidade Planalto Boa Esperança,  Bairro Valentina 
Horário: manhã (a partir das 9h) e tarde (chegar até 17h )
Telefones contato: (83) 98834-9671 e/ou (83)3241-9937

Associação Cultural Balaio Nordeste 
Telefones para agendamento : (83)30213165 
(83)987136690 – Whattsap 
Endereço: Av. Maciel Pinheiro 32. Varadouro. Horário atendimento: Segunda a sexta das 9h às 17h. Ligar para agendar

Editado por: Maria Franco
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

RISCO SANITÁRIO

Estudo revela presença de bactéria danosa à saúde humana em alimentos de origem animal no Brasil

CPI DO RIO MELCHIOR

Licença vencida, efluentes tóxicos e falta de transparência: consultores detalham poluição do Rio Melchior

Fiscalização

Após mortes em hospital psiquiátrico, MP cria grupo de trabalho para monitorar saúde mental no DF

CIDADANIA

Prazo para regularizar situação eleitoral termina no dia 19 deste mês

FAVELA DO MOINHO

‘Remoção truculenta no Moinho é prova do projeto autoritário do governo Tarcísio’, diz vereadora

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.