TECNOLOGIA

Perdeu a carteirinha do SUS? Aplicativo ajuda a recuperar número e histórico de saúde

Por meio do Conecte SUS é possível acessar informações de atendimentos, caderneta de vacinas e acompanhar exames

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Com o cartão SUS virtual, o paciente é rapidamente identificado para atendimentos e vacinações por meio de um QR Code - Foto: Agência Brasil

O Conecte SUS, uma plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde, permite que cidadãos, profissionais e gestores da saúde tenham acesso ao histórico médico de qualquer pessoa virtualmente.

Apenas com o número do CPF, o aplicativo permite a visualização dos atendimentos realizados, da caderneta de vacinas e dos medicamentos disponibilizados pelo SUS. De acordo com o Ministério da Saúde, o Conecte SUS Cidadão também deve mostrar resultados de exames em breve. 

O aplicativo permite ainda que a população possa acessar uma versão virtual da carteirinha utilizada em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Para acessar o número, o usuário precisa clicar no ícone do cartão que aparece na imagem e tocar no QR Code de identificação para “virar o cartão”. Em seguida, o número do Cadastro Nacional de Saúde (CNS) será exibido.

O registro todas informações podem ser acessadas em computadores, celulares e tablets. O Conecte SUS é uma nova versão do app DigitSUS e usa informações disponibilizadas pela Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS)

Como fazer o cadastro?

Assim como outros serviços digitais do Governo Federal, o Conecte SUS faz uso de autenticação fornecida pelo Ministério da Economia, que que unifica os acessos dos usuários.

É necessário ter uma conta no portal Gov.br, criada pelo site https://sso.acesso.gov.br. O registro pode ser feito gratuitamente usando o número do CPF, ou ainda com dados de Internet banking, certificado digital ou validação facial pelo aplicativo.

O aplicativo Conecte SUS está disponível no Play Store e App Store para download desde maio deste ano.

Edição: Daniel Lamir