SINTONIZE

Radinho BdF convida você para brincar com o Saci Pererê

Que tal trocar a abóbora do Halloween pelo gorro do personagem mais brincalhão do Folclore?

Ouça o áudio:

Além de ser um dos personagens mais icônicos do folclore brasileiro, o Saci também se tornou símbolo da força e da liberdade dos negros - Gelédes/Reprodução
"Saci, Saci Pererê! Pula, brinca e joga que eu quero ver"

A edição do Radinho BdF desta quarta-feira (28) comemora o Dia Do Saci, celebrado em 31 de outubro. Por isso, o programa de hoje está repleto de brincadeiras e travessuras feitas pelo moleque que habita as matas brasileiras e pula por aí em uma perna só.

Segundo a descrição da Cecília Scapim, de 8 anos, o Saci é um menino negro que usa um gorro vermelho e vive aprontando por aí. Corajoso, ele vive no meio da mata e adora pregar peças nos caçadores e fazendeiros. Mas, como todos nós, ele também tem seus medos.

O Nickolas Menezes, de 4 anos, nos contou que o maior medo do menino é a Cuca, que também faz parte do folclore brasileiro. E para quem não conhece, a personagem é uma bruxa com unhas enormes e aparência de jacaré.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? 

De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir. Por isso, o Saci Pererê não é só mais um personagem do folclore brasileiro, ele também é símbolo da força e da liberdade do povo preto.

Assim como existem tantas e tantas crianças diferentes, há também diversos tipos de Saci. E para você conhecer os muitos "Sacis", a Tatiana Fraga, coordenadora do educativo e co-curadora da #OcupaSacy, ensina como procurar o personagem nas praças e parques das cidades.

O amigo do Radinho BdF, Mouzar Benedito já encontrou muitos por ai, por isso, nessa edição ele conta para nós como os Sacis nascem. Ele também explica que quando o personagem completa 77 anos, ele se torna uma orelha de pau, nome popular dos cogumelos que crescem em árvores.

Menino levado, o Saci esconde as coisas e deixa que as pessoas passem por horas procurando. Por isso, a Gabriela Paes, de 5 anos, deixa um pedido ao garoto: pega leve com as crianças e se junte conosco para brincar e pular de uma perna só!


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

Edição: Michele Carvalho