Aviso do IRPF 2020

Receita envia cartas para mais de 300 mil contribuintes que estão na malha fina

Regularização pode ser feita por meio de uma declaração retificadora. Pendências não corrigidas serão intimadas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aqueles que já foram intimados, não receberão correspondência da Receita Federal
Aqueles que já foram intimados, não receberão correspondência da Receita Federal - Foto: Reprodução

A Receita Federal começou a enviar, nesta quinta-feira (29), cartas para 334.338 contribuintes que estão com a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2020 retida na malha fina. As correspondências solicitam verificação e correção das pendências com o Fisco. 

Segundo a Receita, é possível modificar os dados pela opção de declaração retificadora, sem a necessidade de se deslocar até um dos postos de atendimento do órgão. Nessa opção, o contribuinte deve consultar o extrato da declaração na página da própria Receita Federal, clicando no menu “Onde Encontro?”, na opção “Extrato da DIRPF (Meu Imposto de Renda)”, utilizando código de acesso ou uma conta Gov.br.

:: Reforma deveria cobrar mais impostos dos ricos e menos dos pobres, dizem economistas ::

Se a declaração enviada pelo contribuinte estiver de fato na malha fina, aparecerá uma mensagem de pendência, com as devidas orientações para corrigir as divergências. Caso as correções não sejam realizadas e a declaração retificadora não seja enviada, o contribuinte passará a ser formalmente intimado e sujeito a autuação fiscal e cobrança de multas. Nesse momento, com a intimação, não será mais possível optar pela declaração retificadora. 

As cartas serão enviadas até o dia 1º de novembro para aqueles que ainda podem realizar a declaração. Aqueles que já foram intimados, não receberão correspondência da Receita Federal.
 

Edição: Daniel Lamir