Sem freio

Brasil começa novembro passando a marca de 160 mil mortes pelo coronavírus

Dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) mostram que 5.545.705 pessoas já foram infectadas por covid

São Paulo | Brasil de Fato |
Ação da prefeitura de Recife para entregar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à população - Andréa Rêgo Barros/PCR

Neste domingo (1), o Brasil chegou a 5.545.705 casos e 160.074 óbitos em decorrência da covid-19 desde o início da pandemia, segundo informações do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde). São Paulo segue como o estado com maior registro de casos, 1.117.147, e óbitos, 39.331. O consolidado da semana passada indicou, ainda, que o Brasil não conseguiu manter os números de novos ocorrências da covid-19 abaixo do patamar de 150 mil a cada sete dias. 

Ainda segundo o Conass, nas últimas 24 horas, foram registrados 191 óbitos e 10.242 casos de coronavírus. 

:: Doença do inverno? Com propagação descontrolada, covid- 19 não escolhe estação :: 

Outro número que preocupa é o aumento dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Dez capitais brasileiras apresentam tendência de crescimento, segundo dados do boletim InfoGripo divulgado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na última sexta-feira (30). De acordo com o estudo, entre os resultados positivos para vírus respiratórios, 97,7% são em consequência do novo coronavírus. 

A síndrome é uma das consequências dos quadros graves da covid-19, responsável por mais de 97% dos casos.

As cidades com sinais de aumento no número de registros são Aracaju (SE), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), e Salvador (BA) – São Paulo (SP), Belém (PA) e São Luís (MA) apresentam crescimento moderado para tendência de longo prazo. A análise, que compreende o período entre 18 e 24 de outubro, apontou que, das 27 capitais, apenas sete apresentaram tendência de queda nos indicadores de casos e mortes. 

:: Covid: com avanço de nova onda na Europa, Inglaterra e Austria entram em 'lockdown' ::

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Lucas Weber