Paraná

Crise hídrica

Brasil de Fato Paraná vai às ruas para distribuir edição sobre a crise hídrica

15 mil exemplares do jornal impresso foram levados para Curitiba e outras cidades

Paraná |
Além da distribuição, a equipe do Brasil de Fato Paraná debate o tema com a população. - Pedro Carrano

Depois de sete meses, o Brasil de Fato Paraná voltou a produzir uma tiragem impressa, com a quantidade de 15 mil exemplares. Desde  o final de março, início da pandemia do coronavírus, a edição semanal de toda quinta-feira continuou, porém online, para evitar aglomerações, não expor trabalhadores da distribuição, e com a não difusão da Covid-19.

Agora, o tema da falta de água no Paraná – resultado de escolhas políticas equivocadas, falta de planejamento de governos municipal e estadual, e tentativa de privatização da Sanepar -, foi entregue de casa em casa nas cidades de Curitiba, Londrina, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Araucária, Colombo, entre outros municípios.

A edição contou com o apoio com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), ao lado de várias entidades sindicais, sindicatos de bancários, Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR-SC), Federação Única dos Petroleiros (FUP), Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge), Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica do Paraná (Sindutfpr) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica do Paraná (Sindiedutec).

Na capital, em parceria com entidades sociais, caso da União de Moradores/as e Trabalhadores/as, e curso de Agentes Populares de Saúde, com isso o jornal circulou na Vila das Torres, Cidade Industrial de Curitiba (CIC), Vila Nossa Senhora da Luz, bairro Novo Mundo, além de ter sido distribuído por várias organizações de esquerda.

“A novidade desse material foi a parceria com entidades sociais nas periferias para que a edição chegasse de casa em casa, na caixinha dos Correios. Evitamos aglomeração no centro da capital e distribuímos a edição em sacos plásticos, de maneira a prevenir ao máximo o risco de contágio. Mas os temas são urgentes, ao lado dos ataques contra os direitos, o que vai exigir outros materiais especiais como este para diálogo com a população”, afirma Pedro Carrano, integrante da coordenação do Brasil de Fato Paraná.

Edição: Ana Carolina Caldas