EUA

Golpe? Trump planeja declarar vitória mesmo sem resultado definitivo

Segundo reportagem do site Axios, estratégia seria não aceitar eventual mudança de resultado na Pensilvânia

|
Oficialmente, Trump negou que declararia vitória antecipada, mas auxiliares do presidente dizem que o mandatário pretende fazê-lo - Saul Loeb / AFP

Auxiliares do presidente norte-americano, Donald Trump, disseram ao site Axios no último domingo (01) que o mandatário pretende declarar vitória caso aparente estar na "frente" – o que é uma possibilidade real dada a lentidão prevista para contar os votos pelo correio –, mesmo que o resultado definitivo, com uma eventual virada de Joe Biden, ainda não esteja disponível.

Trump tem dito que todos os votos precisam ser contados na noite da eleição, algo que nunca aconteceu na história dos EUA – a apuração definitiva leva, às vezes, semanas, e os resultados que são apresentados na noite eleitoral são, em sua maioria, projeções com alto grau de confiança feito pela imprensa do país. Sem base na realidade, o presidente diz que votos pelo correio e os contados durante a semana têm potencial de fraude.

 

Oficialmente, Trump negou que declararia vitória antecipada, mas auxiliares do presidente, falando em condição de anonimato, dizem que o mandatário pretende fazê-lo e há, inclusive, um plano detalhado para isso. 

A estratégia da equipe de Trump, segundo o Axios, seria a seguinte: caso os resultados na Pensilvânia apareçam favoráveis ao presidente na noite da eleição, mas mudem ao longo da apuração dos votos pelo correio, os republicanos diriam que os democratas "roubaram" a eleição. Obviamente, o fato de a contagem mudar com a apuração dos votos não é indício algum de fraude.

:: Leia mais: Prestes a ir às urnas, americanos se dividem e Trump ameaça processo eleitoral ::

Estimativas apontam que como a maioria dos democratas votou pelos correios e a maior parte dos republicanos o faz no dia, Trump pode aparecer no início da apuração da Pensilvânia 16 pontos percentuais a frente de Biden. O democrata lidera as pesquisas no estado com cerca de 5 pontos percentuais.

Um assessor sênior de Trump, Jason Miller, diz que a campanha do republicano "espera" ter na noite do dia 3 mais de 290 votos eleitorais – 10 a mais do que o necessário para vitória – e que isso seria a garantia de que o presidente seria reeleito. Porém, como também parece bastante óbvio, essa contagem não seria definitiva, o que implicaria uma mudança de resultados ao longo desta semana.

Além disso, o próprio Trump já disse, em um comício, que sua equipe deve impetrar processos em estados como Nevada para tentar evitar que a contagem de votos se estenda por muito tempo. Ao Axios, por outro lado, o diretor de Comunicações da campanha republicana disse que "se tenta criar dúvidas" sobre uma "vitória de Trump". "Quando ele ganhar, ele irá falar sobre isso", disse Tim Murtaugh.

:: Leia também: EUA: voto antecipado e polarização marcam campanha que chega ao fim nesta terça (3) ::

Questionado por repórteres, Biden falou sobre a possibilidade de Trump declarar vitória antes. “Minha resposta é que o presidente não vai roubar as eleições”, disse.