PORTO ALEGRE

Pesquisa Big Data: Manuela lidera, três candidatos estão empatados na 2ª colocação

Candidata do PCdoB tem 27% das intenções de voto à prefeitura da Capital, Marchezan tem 13%, Fortunati e Melo têm 12%

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
A pesquisa simulou três cenários para o segundo turno, com Manuela vencendo em todos - Danilo Christidis

A candidata Manuela D’Ávila (PCdoB) lidera a corrida à Prefeitura de Porto Alegre, com 27% das intenções de voto, conforme nova pesquisa do instituto RealTime Big Data divulgada na última segunda-feira (2) pela CNN Brasil. A segunda colocação traz empate técnico entre três candidatos: Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 13%, José Fortunati (PTB) e Sebastião Melo (MDB), ambos com 12%.

Continua após publicidade

Leia também: Manuela amplia vantagem em nova pesquisa Ibope à Prefeitura de Porto Alegre

Em seguida aparecem Fernanda Melchionna (PSOL), com 4%; Juliana Brizola (PDT), Gustavo Paim (PP) e Valter Nagelstein (PSD), cada um com 3%; Montserrat Martins (PV), Luiz Delvair (PCO) e João Derly (Republicanos), cada um com 1%. Rodrigo Maroni (PROS) e Julio Flores (PSTU) não foram citados. Votos brancos ou nulos atingiram 10%, e 10% disseram não saber.

Em comparação com a pesquisa estimulada anterior do instituto, realizada entre 14 e 17 de outubro, Manuela registrou variação positiva de três pontos (de 24% para 27%). Entre os candidatos que aparecem em empate técnico, Marchezan subiu quatro pontos (de 9% para 13%), Melo subiu um (de 11% para 12%) e Fortunati manteve a mesma pontuação (manteve 12%).

::60% dos municípios do país não têm mulheres disputando a prefeitura este ano::

Espontânea

A candidata do PCdoB também aparece em vantagem na pesquisa espontânea, tendo sido citada por 21% dos entrevistados. Em seguida aparecem Marchezan com 11%, Melo com 8%, Fortunati com 7%, Melchionna com 2%, Nagelstein com 2%, Brizola com 2%, outros com 2% e Paim com 1%. Nulos e branco somam 11% e 33% disseram não saber.

Rejeição

Quando os eleitores foram questionados em quem não votariam, Manuela e Marchezan apresentam empate técnico. A rejeição à ela é de 36%, enquanto a dele é 35%. Entre os que apresentam mais de 10% de rejeição, a lista segue com Fortunati tendo 11%, Melo com 10%, Nagelstein com 10%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação RS05153/2020. Foram entrevistadas, por telefone, 1.050 pessoas, entre os dias 29 e 31 de outubro. A margem de erro é de três pontos (para mais ou para menos) e o nível de confiança é de 95%.

Aprovação dos governantes em Porto Alegre

A pesquisa também levantou se os entrevistados aprovam a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), do governador Eduardo Leite (PSDB) e do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Bolsonaro tem 62% de desaprovação, 32% de aprovação e 6% disseram não saber. Leite é aprovado por 52%, desaprovado por 40% e 8% disseram não saber. Marchezan é desaprovado por 53%, aprovado por 39% e 8% disseram não saber.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko