Rio de Janeiro

Transporte público

Supervia reduz número de viagens de trens a partir desta quinta (5) no Rio

Concessionária fluminense alegou que está se adequando à redução de passageiros durante a pandemia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Em comunicado, a SuperVia alegou que está transportando 40% menos passageiros
Em comunicado, a SuperVia alegou que está transportando 40% menos passageiros - Marcelo Horn/Supervia

A concessionária SuperVia, responsável pela operação dos trens urbanos no Rio de Janeiro, vai reduzir a frota e o número de viagens a partir da próxima quinta-feira (5). Segundo a SuperVia, desde o início da pandemia da covid-19 "muitos clientes deixaram de usar os transportes públicos e reduziram suas atividades externas".

Leia mais: Supervia retira 20% da frota de trens e afeta usuários no Rio de Janeiro

Em comunicado, a SuperVia alegou que está transportando 40% menos passageiros e que vem mantendo a taxa de ocupação das composições abaixo do limite de 60%. A limitação de ocupação para transporte urbano foi estabelecida pelo decreto 47.228 e a fiscalização é realizada pela Agência Reguladora (Agetransp).

Leia também: Barcas diminuem horários de circulação enquanto atividades são retomadas no Rio

No final de julho, empresas do sistema de ônibus BRT, o Metrô Rio e a SuperVia haviam anunciado a possibilidade de um colapso do sistema de transporte por conta da redução de passageiros. A SuperVia estima perda de R$ 247 milhões desde o início da pandemia e argumenta que vive quase que exclusivamente das tarifas pagas por usuários.

A concessionária SuperVia disponibilizou um endereço eletrônico para que os usuários simulem as viagens a partir dos novos intervalos de saída dos trens.

 

Edição: Eduardo Miranda