Meio ambiente

Ação na Argentina reforça pedido pela lei de zonas úmidas, devastadas por incêndios

Performance será transmitida ao vivo; organizadores pedem difusão das hashtags da campanha pela “ley de humedales"

Brasil de Fato | Buenos Aires (Argentina) |
zonas úmidas
Atingido por uma seca brutal, o Delta do Rio Paraná, uma das zonas úmidas com mais biodiversade do mundo, está queimando como nunca desde o início deste ano - Marcelo Manera / AFP

Uma ação relâmpago intitulada “Tu fuego es cómplice” (“Teu fogo é cúmplice”, em tradução livre) será realizada no centro da cidade de Rosário, às 18h desta sexta-feira (6), com objetivo de pressionar pela criação de uma lei de proteção zonas úmidas (“humedales”, em espanhol), na Argentina. O fuso-horário é similar ao do Brasil.

Continua após publicidade

No último período, o país tem registrado protestos e campanhas crescentes reivindicando uma lei que proteja as zonas úmidas. O projeto de lei, impulsionado por ambientalistas, já foi rejeitado duas vezes; esta é a terceira tentativa de vencer o lobby comercial e o interesse imobiliário e agropecuário na região.

Continua após publicidade

A ação

Continua após publicidade

A performance reunirá cerca de 150 pessoas conformando uma fila de cerca de 300 metros, seguindo o protocolo sanitário e de distanciamento social adequado. O ato contará apenas com os performers e não convocará público presencial. Os organizadores pedem que as pessoas participem da live no Instagram @multisectorialhumedales e impulsionem as hashtags #BastaDeQuemas, #LeyDeHumedalesYa.

Continua após publicidade

Saiba mais: Incêndios comprometem zonas úmidas na Argentina e país enfrenta crise hídrica

A ação denuncia os incêndios provocados que devastam as florestas do país este ano e comprometem a fauna e a flora do Delta do Rio Paraná. Calculam-se cerca de 300 mil hectares afetados pelo fogo provocado, que persiste há nove meses na região.

Serão 20 minutos de performance, realizada pelo grupo Multisectorial Humedales, que têm se manifestado em espaços urbanos, naturais e virtuais. Esta proposta foi idealizada pela dupla de artistas rosarinas denominada Thigra.


Ação Tu Fuego es Cómplice visa ampliar pedido por lei que proteja as zonas úmidas da Argentina, seriamente comprometidas por incêndios provocados este ano / Divulgação

Edição: Rodrigo Chagas