No Brasil de Fato 11h30 da sexta (6), foram entrevistados a candidata à prefeitura de Colombo, a professora Aline Neves (Psol), e o candidato a vereador em Curitiba e trabalhador dos Correios Ivan Carlos Pinheiro (PT).
Aline falou de suas propostas para uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Curitiba, principalmente ter uma visão na prefeitura para quebrar o pacto que existe em Colombo de ser governada sempre pelas famílias tradicionais que se revezam no poder.
”Essas famílias estão aparelhadas por grupos de direita. Por não votar nessas alternativas, começamos a construir uma frente de esquerda socialista, para além das eleições unificar e fortalecer as forças progressistas na cidade. A candidatura é expressão da vontade de trabalhadores e lutadores sociais não representados pelas alternativas que existem aqui”, disse. Aline falou também sobre as ameaças (até de morte) que vem sofrendo no jogo político pesado que existe na cidade.
Já Ivan relatou a realidade de um trabalhador que mora na periferia da cidade e dos problemas enfrentados por lá. “Sou candidato a vereador porque vejo o prefeito da cidade dizer que fez e faz, mas nós que estamos na periferia de Curitiba, nas regiões de ocupações, não vemos isso. Temos problemas ambientais, rios que viraram esgoto por causa da poluição, uma política que acaba atacando os moradores, tirando das áreas de ocupação, que estão lá há 30, 40 anos, em que em várias legislaturas não houve capacidade de fazer um programa habitacional decente. Também diz lutar pelos servidores públicos municipais e por trabalhadores dos Correios que, como ele, vêm sendo atacados pelos governos com a retirada de direitos.