Live

Neste domingo (8), Lula relembra um ano de sua soltura em Curitiba

Há um ano, no dia 8 de novembro de 2019, o petista deixava a prisão da Polícia Federal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O encontro ocorre das 11h às 12h30
O encontro ocorre das 11h às 12h30 - Ricardo Stuckert

Neste domingo (8), completa-se um ano da soltura de Luiz Inácio Lula da Silva da prisão da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR). No total, foram 580 dias preso. 

Para lembrar o episódio, o ex-presidente participa de uma live com membros da Vigília Lula Livre que acamparam na frente da PF durante todo o período de encarceramento.

Assista à live:

Além de Lula, também participam da live os presidentes dos partidos que formam o Comitê Lula Livre: PT, PCdoB, PSOL e PCO.

O encontro ocorre das 11h às 12h30 e é transmitido online pelas páginas do Facebook: Lula Oficial, Instituto Lula, Comitê Nacional Lula Livre e Partido dos Trabalhadores.

:: Leia mais: Lula completa 75 anos defendendo legado de combate à fome e à pobreza no Brasil ::

Vitória política

No início de setembro, Lula obteve uma nova vitória judicial, por meio de habeas corpus obtido junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). De acordo com os advogados de Lula, o tribunal acolheu por unanimidade recurso que pediu trancamento de uma ação decorrente da Operação Janus, desdobramento da Lava Jato na Justiça Federal de Brasília.

"Sempre que foi julgado por um órgão imparcial e independente — fora da Lava Jato de Curitiba — Lula foi absolvido ou a acusação foi sumariamente rejeitada", diz nota assinada pela defesa do petista. 

O bloqueio do processo contra Lula determinado pelo TRF1 representa a quinta vitória judicial do ex-presidente fora do âmbito da Lava Jato de Curitiba.

Edição: Vivian Fernandes