Em xeque

Reprovação de Bolsonaro chega a 41% no RJ, seu berço político, aponta pesquisa

Em comparação com a pesquisa anterior, do Instituto Datafolha, sua reprovação subiu 3% - antes somava 38%

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Bolsonaro e Witzel
O atual governador afastado do Rio, em meio a um processo de impeachment por corrupção, Wilson Witzel (PSC), foi eleito sob influência do apoio de Bolsonaro em 2018  - Sérgio Lima/ Poder 360

A reprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não para de crescer no Rio de Janeiro. Cerca de 41% dos cariocas avaliam seu governo como ruim ou péssimo, segundo pesquisa Datafolha, divulgada no último domingo (8). 

Ainda segundo o levantamento, apenas 34% consideram seu governo ótimo ou bom. Os 25% restantes consideram sua gestão apenas regular. 

Em comparação com a pesquisa anterior, sua reprovação subiu 3% - antes somava  38%. Sua aprovação, por sua vez, caiu 3% antes, antes era de 37%. A quantidade de eleitores que julga seu governo regular se manteve a mesma. 

Leia também: "Caraca! Agora deu ruim", diz ex-assessora de Flávio Bolsonaro sobre denúncias

Apesar de ter nascido no interior de São Paulo, foi no Rio de Janeiro que Bolsonaro construiu sua carreira política. Ele foi eleito para o primeiro mandato a vereador na capital em 1988. Depois foi deputado federal pelo estado por quase 30 anos, entre 1991 e 2018.

Nas eleições presidenciais de 2018, o estado do Rio foi um dos 16 responsáveis por sua vitória e onde teve votação expressiva. O atual governador afastado do Rio, em meio a um processo de impeachment por corrupção, Wilson Witzel (PSC), também foi eleito sob influência do apoio de Bolsonaro no mesmo ano. 

A uma semana das eleições municipais deste ano, o candidato apoiado por Bolsonaro na capital, o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), arrisca não ir para o segundo turno. 

Leia mais: Candidaturas apoiadas pelo presidente patinam e Bolsonaro perde influência

Crivella tem 15% das intenções de voto, também segundo última pesquisa Datafolha. O candidato está empatado técnicamente com Martha Rocha (PDT). Eduardo Paes (DEM) lidera com 31%.

"Meu maior objetivo, maior interesse, é tê-lo como prefeito do Rio de Janeiro por mais quatro anos", afirmou Bolsonaro em um vídeo da campanha de Crivella.

A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de novembro de encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse