Direitos

Radinho BdF traz o olhar das crianças sobre as eleições municipais

O 1º turno do pleito acontece no dia 15 de novembro em todas as cidades do país

Ouça o áudio:

Crianças falam sobre o que mais gostam nas cidades e o que precisa ser melhorado nelas - klimkin por Pixabay
Os adultos poderiam considerar o que as crianças acham

Na edição desta quarta-feira (11), o Radinho BdF entra no clima das eleições municipais, que acontecem em todo o Brasil no próximo domingo (15), e apresenta o que as crianças tem a dizer sobre as cidades e suas contradições.

E para ajudar os pequenos a entender como funciona a lógica de uma prefeitura, a jornalista Norma Odara explica qual é a função do vereador na gestão dos municípios. Entre outras responsabilidades, ele cobra do prefeito a aplicação correta do dinheiro público.

Essa fiscalização é importante, pois garante investimentos na área da saúde, educação e lazer das cidades. E o Kalel Martinês, de 9 anos e morador da capital paulista, sabe bem da importância de ter mais espaços de cultura, "eu queria que tivesse mais lugares para me divertir perto de casa e de graça", explica.

Outra criança que também gosta de aproveitar as coisas boas da cidade é o Arunã Borges, de 6 anos, que mora em Seropédica (RJ) "quando não tem quarentena, eu fico andando de bicicleta em uma rua que tem perto da minha casa", conta. 

Na história dessa semana, o escritor Pedro Markun conta como os animais da floresta escolheram um novo rei, depois que o Leão desviou a água da mata para fazer uma piscina. 

Por fim, a Ana Cláudia, do Instituto Alana, ensina como fazer brinquedos divertidos com objetos que podem ser encontrados em casa.  

:: Acesse, ouça e baixe gratuitamente todas as edições do Radinho BdF ::

 


Toda quarta-feira, uma nova edição do programa estará disponível nas plataformas digitais. / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

O material é produzido pela equipe do Brasil de Fato e conta com aconselhamento de Juliana Doretto, professora da PUC de Campinas que estuda como as crianças e jovens aparecem nas notícias.

 

 

 

 

 

Edição: Michele Carvalho