Ceará

Eleições 2020

Pesquisa Ibope para prefeitura de Caucaia mostra possível segundo turno

Naumi Amorim (PSD) aparece com 45%, Vitor Valim (PROS) 22%, Emilia Pessoa (PSDB) 10% e Elmano de Freitas (PT) 4%

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de novembro, e foram entrevistados 602 eleitores.. - Fotos: AL-CE e Redes Sociais

Assim como em Fortaleza, as eleições para a prefeitura do município de Caucaia ainda parecem incertas com a possibilidade de segundo turno. De acordo com pesquisa encomendada pelo jornal Diário do Nordeste, realizada e divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), o atual prefeito de Caucaia, Naumi Amorim (PSD) aparece na liderança com 45% das intenções de voto. Vitor Valim, do PROS, aparece com 22%, seguido por Emilia Pessoa (PSDB), com 10%. Já o petista Elmano de Freitas é citado por 4% do eleitorado. Sebastião Conrado (PMB) e Rodrigo Santaella (Psol) aparecem com 2%, João Ary (PMN) e Paulo Sérgio Cordeiro (PC do B)) aparecem com 1%. Eleitores que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 7%, e os que não sabem ou não opinaram totalizam 7%. 

No percentual de rejeição, quando perguntado para os eleitores “em quem eles não votariam de jeito nenhum”, Vitor Valim (PROS) aparece em primeiro lugar com 32%. Confira: Vitor Valim (Pros): 32%; Elmano de Freitas (PT): 28%; João Ary (PMN): 22%; Naumi Amorim (PSD): 21%; Sebastião Conrado (PMB): 21%; Rodrigo Santaella (Psol): 18%; Emilia Pessoa (PSDB): 17%; Paulo Sérgio Cordeiro (PCdoB): 17%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 09 e 11 de novembro, e foram entrevistados 602 eleitores.

Segundo turno

A pesquisa também perguntou aos eleitores em quem eles votariam em um possível segundo turno entre os candidatos Naumi Amorim, Vitor Valim e Emília Pessoa. Em um cenário onde Naumi Amorim enfrenta Vitor Valim, o atual prefeito venceria o segundo turno com 54% dos votos contra 30% de Vitor Valim (branco/nulo: 9%; não sabe: 6%); Um segundo turno entre Naumi Amorim e Emilia Pessoa, o atual prefeito seria reeleito com 55% dos votos contra 29% de Emília Pessoa (branco/nulo: 8%; não sabe: 8%).

Caucaia

De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado do Ceará, para as eleições deste ano, o Brasil tem 147.918.483 eleitores aptos a votar. Desses, o estado do Ceará concentra um total de 6.567.760 eleitores aptos. A capital cearense concentra o maior quantitativo de eleitores com 1.821.382, o município de Caucaia aparece em segundo lugar com 222.128, seguido por Juazeiro do Norte, com 174.604 eleitores.

Perfil dos eleitores

Em pesquisa encomendada pelo jornal O Povo, realizada também pelo Ibope, entre os dias 02 e 04 de novembro, foi apresentada alguns destaques por segmentos como, por exemplo: As citações no atual prefeito Naumi Amorim são mais expressivas entre aqueles que avaliam positivamente sua gestão, alcançando 74% das intenções de voto neste perfil. Além disso, Naumi se destaca entre os eleitores com renda média familiar de mais de 2 salários mínimos (50%). Já Vitor Valim tem melhor desempenho entre os entrevistados que consideram ruim ou péssima a administração do atual prefeito Naumi (33%). Ademais, o candidato também se sobressai entre os evangélicos, atingindo 28% das menções nesse estrato. Emilia Pessoa se destaca entre aqueles que avaliam negativamente a atual gestão de Naumi (26%). A candidata também tem melhor desempenho entre quem tem ensino superior (24%).

Edição: Monyse Ravena