ELEIÇÕES

Com segundo turno indefinido, candidatos à Prefeitura do Rio votam neste domingo

Até o início da tarde, TRE-RJ havia substituído 199 urnas eletrônicas na capital fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Votação Benedita
A candidata do Partido dos Trabalhadores, Benedita da Silva, votou em uma escola municipal do Leme, na Zona Sul do Rio - Wagner da Silva

Primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro, os candidatos Eduardo Paes (DEM), Marcelo Crivella (Republicanos), Benedita da Silva (PT) e Martha Rocha (PDT) votaram na manhã deste domingo (15).

Continua após publicidade

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, compareceu à sua zona eleitoral na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, pouco antes das 9h da manhã. No mesmo horário, a candidata do Partido dos Trabalhadores, deputada Benedita da Silva, votou no mesmo horário, mas em uma escola municipal do Leme, bairro da Zona Sul carioca.

Líder nas pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Ibope, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) também votou perto de casa, no Gávea Golf Club, em São Conrado, na Zona Sul, por volta das 10h30. A deputada estadual Martha Rocha (PDT) compareceu a uma zona eleitoral da Tijuca, Zona Norte do Rio, pouco antes das 11h da manhã.

No Complexo da Maré, na Zona Norte, o fiscal da 161ª Zona Eleitoral não permitiu o acesso de jornalistas para acompanhar o momento de votação da deputada estadual e candidata do Psol, Renata Souza. Houve princípio de tumulto.

Filas

Ao longo do dia, algumas zonas eleitorais da capital fluminense registraram filas. Um dos motivos foi a falha apresentada no aplicativo de celular e-Título, que permitiu a eleitores com biometria cadastrada votarem sem a necessidade de apresentação de documento físico. Mas algumas pessoas que tiveram mudança de zona eleitoral não conseguiam consultar o novo local de votação.

O Tribunal Superior Eleitoral também havia recomendado que, por medidas de segurança em função da pandemia da covid-19, as pessoas acima de 60 anos tivessem prioridade para votar entre as 7h e as 10h. Em algumas zonas eleitorais, filas se formaram a partir das 10h, quando a maior parte dos eleitores compareceu para a votação.

Até as 14h30 deste domingo (15), 356 urnas eletrônicas haviam sido substituídas em todo o estado, segundo boletim do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A capital teve 199 urnas trocadas em decorrência de problemas técnicos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda