Rio Grande do Sul

Eleições 2020

Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) disputarão o segundo turno na Capital

Com votos de José Fortunati (PTB) Melo chegou na frente, contrariando as pesquisas em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Manuela D'Ávila chega ao segundo turno com 29% dos votos
Manuela D'Ávila chega ao segundo turno com 29% dos votos - Danilo Cristhidis

Manuela D’Ávila (PCdoB) e Sebastião Melo (MDB) disputarão o segundo turno das eleições na capital gaúcha. Com a apuração encerrada após as 23h, Melo ficou com 31,01% da preferência dos eleitores, totalizando 200.280 votos contra 187.262 votos de Manuela, que ficou com 29%. O atual prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com 21,07%, 136.063 votos, ficou fora da disputa, sendo o grande derrotado da eleição.

As outras candidatas mulheres Juliana Brizola (PDT) e Fernanda Melchionna (PSOL) ficaram respectivamente em quarto e quinto lugar, com 41.407 votos a primeira e 27.994 votos a segunda. No segundo turno, dia 29, seus eleitores deverão apoiar a candidata Manuela D’Ávila.

O crescimento dos votos de Sebastião Melo foi causados pela cassação da chapa de José Fortunati (PTB), na segunda-feira (9) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), porque o vice-prefeito da chapa, André Cechini (Patriota), havia trocado de partido depois do prazo legal. Ao anunciar a renúncia da candidatura, Fortunati gravou um vídeo de apoio a Melo.

Coletiva à imprensa

Logo após o resultado, Manuela D'Ávila e seu vice, Miguel Rossetto (PT), deram uma breve coletiva à imprensa, de forma virtual. A candidata agradeceu os votos da população de Porto Alegre e afirmou ter sido uma grande vitória ter chegado ao segundo turno, após alguns anos sem a esquerda conseguir disputar o segundo turno na cidade. "Isso demonstra que Porto Alegre quer construir um caminho diferente. Qual caminho será esse? Nós apresentamos propostas sobre esse caminho, enquanto tivemos o ataque de 10 candidaturas. Mas no segundo turno teremos que debater entre dois, espero que seja com proposta e não com baixarias”, disse ela.

Manuela salientou que o mais emblemático nesta eleição foi que Porto Alegre decidiu não votar. "Entre abstenção, brancos e nulos foram quase 45%. A grande batalha do segundo turno vai ser conquistar esse eleitorado, resgatar a sua esperança." A abstenção chegou a 33,08%, 528.217 eleitores não compareceram às urnas. Votos nulos chegou a 5,8%, 42.076, e os brancos a 5,06%, 36.678.

A candidata contou que vai dialogar com candidaturas de Juliana Brizola (PDT) e Fernanda Melchionna (PSOL) e com seus eleitores, mas que o principal a ser conquistado é aquele que não saiu de casa para votar. “Queremos dialogar com percentual votante, mas também conversar com pessoas que não se sentiram estimuladas para sair de casa", afirmou, ressaltando que agora a missão é “encantar a cidade”.

Resultados no Interior

Em Caxias do Sul, o segundo turno será disputado entre o candidato Pepe Vargas (PT), que fez 34,17%, 75.619 votos, e Adiló (PSDB), com 15,45%, 34.204 votos.

Pelotas terá segundo turno entre a atual prefeita, Paula Mascarenhas (PSDB), que ficou com 49,74%, 78.599 votos, e o candidato Ivan Duarte (PT), com 14,49%, 22.889 votos.

Na região Metropolitana o PT reelegeu o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, com 46,43%, 46.203 votos, contra o delegado Heliomar (DEM) com 33.284 votos (33,44%).

 

Edição: Katia Marko